Portal O Dia

Partido de Bolsonaro no Piauí confirma chapas para deputados, Senado e Governo em 2026

O presidente estadual do PL no Piauí, empresário Tiago Junqueira, confirmou que a sigla trabalha para estruturar chapas competitivas para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Em entrevista ao O Dia, ele afirmou que o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro tem avançado no planejamento e já definiu nomes para as disputas majoritárias.

Divulgação/Ascom
Partido de Bolsonaro no Piauí confirma chapas para deputados, Senado e Governo em 2026

Segundo Junqueira, o PL está “construindo com calma e equilíbrio” sua nominata para deputado estadual e federal.

“Estamos avançando, estamos construindo com muita calma, muito equilíbrio, tanto para estadual como para federal. Além disso, temos já as duas pré-candidaturas confirmadas, de Tiago Junqueira para senador e Toni Rodrigues para governador”, destacou.

Questionado sobre a possibilidade de união das siglas de oposição ao governo Rafael Fonteles (PT), Junqueira afirmou que, neste momento, o mais provável é que cada partido mantenha sua própria estratégia. No entanto, não descartou alianças futuras.

“Acho que nesse momento é importante que cada partido faça a sua caminhada. O PL está fazendo a sua própria caminhada, Progressistas, União Brasil, tem outros partidos também de centro-direita. E lá na frente as pesquisas vão dizer. Nosso objetivo é levar uma alternativa para o público do Piauí decidir se querem continuar com esse modelo de gestão que aqui domina o Piauí desde 2002, com a esquerda, ou se querem transformação e se querem mudança e renovação. E essa renovação vai estar à disposição do povo no PL”, afirmou.

O presidente do PL também comentou as reclamações do vereador de Teresina, Luís André (PL), que afirmou estar sendo pouco valorizado pela sigla.

“Não. Ele está convidado para estar nos eventos conosco, é muito bem-vindo. Todas as lideranças do Piauí, por sinal, são muito bem-vindas, inclusive aquelas que estão descontentes, se forem dissidentes do PT, estamos abertos a conversar. A gente quer o bem do Piauí. A gente quer um movimento patriota, de libertação, de desenvolvimento, de atração de emprego, de diminuição de impostos. É um modelo diferente de gestão. A gente quer o bem do Piauí”, disse.

Apoio nacional à reestruturação do PL no Piauí

Em Teresina nesta semana para a inauguração da nova sede estadual do partido, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que a Executiva nacional acompanha a montagem das nominatas e aposta em Tiago Junqueira para fortalecer a sigla no estado.

“Nós estamos organizando agora o partido novamente, o Tiago Junqueira assumiu o partido, deve ser nosso candidato a senador, tem tudo para isso. Nós vamos organizar o partido para construí-lo novamente. Porque nós já fomos fortes aqui. Já tivemos quatro deputados estaduais e dois federais. E hoje não temos mais nada. Então nós apelamos para o Tiago Junqueira, para ele assumir o partido e para ver se a gente consegue colocar ordem aqui”, declarou.

Pré-candidato ao governo critica gestão estadual

O pré-candidato ao governo pelo PL, jornalista Toni Rodrigues, tem percorrido municípios do interior e diz encontrar um cenário de insatisfação com a atual administração estadual.

Segundo ele, lideranças relatam problemas recorrentes, como falhas no abastecimento de água e altos impostos.

“A gente tem andado em várias municípios, fizemos mais ou menos 12 a 15 municípios ao longo dos dois meses para cá e conversando com as lideranças para poder entender qual é o principal problema que nós temos hoje e de que maneira a gente pode apresentar a solução para esse ou para os vários problemas que se apresentam, mas que são apresentados sempre pela própria comunidade”, relatou.

Ele citou ainda cidades como Picos, Oeiras, Uruçuí e Bom Jesus, onde, segundo ele, a população demonstra “cansaço” com o modelo atual.

“E digo para vocês que existe assim uns cem números de reclamações, que vão desde pedidos de providências, por exemplo, para a questão do abastecimento de água irregular em hoje praticamente todas as cidades do estado do Piauí. Outra questão que muito se fala é a sobrecarga draconiana de impostos ICMS hoje, 22,5%. Isso é uma coisa completamente desumana em relação ao estado do Piauí, que é um dos mais pobres da federação”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.