Portal O Dia

Orçamento do Piauí para 2026 terá reforço em saúde pública e serviços básicos

O secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, anunciou que a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 dará prioridade a investimentos em saúde pública e em serviços básicos voltados à população piauiense. O texto deve ser encaminhado ainda neste mês à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), após análise do governador Rafael Fonteles (PT).

Assis Fernandes / O DIA
Orçamento do Piauí para 2026 terá reforço em saúde pública e serviços básicos

Elaborada em conjunto pela Secretaria de Fazenda, Secretaria de Planejamento e demais órgãos estaduais, a LOA estabelece as diretrizes de investimento e a distribuição dos recursos do Estado para o próximo ano.

Em entrevista ao PortalODia.com nesta segunda-feira (15), Bonfim destacou que a peça orçamentária prevê a intensificação das ações de investimento a partir de 2026.

“A LOA vai ter um foco, como sempre, na questão dos investimentos do Estado. Nós temos hoje um volume de recursos projetados para investimento muito grande. Esse ano de 2025 eu tenho dito que será um ano de transição. No ano de 2026 a gente vai acelerar os investimentos”, afirmou.

Segundo ele, a saúde pública será uma das áreas de maior atenção, com novos recursos para ampliar a oferta de atendimentos.

“Tem um destaque para as áreas básicas, especialmente saúde que tem evoluído bastante, reduzido filas, tempo de marcação de consulta, tempo de diagnósticos, então tem um valor que vai ser acrescentado para a política de saúde que é bastante importante”, disse.

Assis Fernandes/ O DIA
Secretário de planejamento Washington Bonfim

Bonfim também explicou que a previsão de receitas está em crescimento, com aumento tanto das fontes próprias do Estado quanto de operações de crédito e convênios.

“Tem incremento de receita, a gente ainda está estimando isso, mas tem um incremento, tanto receita de recursos próprios, quanto receita de operações de créditos e convênios”, acrescentou.

O secretário informou ainda que a proposta deve ser finalizada nos próximos dias e entregue dentro do prazo constitucional.

“Devemos entregar no dia 30, talvez até um pouco antes, mas vamos entregar no prazo regimental, digamos assim, da Constituição piauiense, e devemos entregar ainda essa semana para o governador, ele estava em viagem, agora essa semana a gente vai ter a oportunidade de discutir a peça. Ela está basicamente finalizada, mas ela ainda precisa passar agora, está na fase técnica, ela precisa agora passar pela validação do Karnak”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.