Portal O Dia

Operação bloqueia R$ 1 milhão nas contas de 27 suspeitos de agiotagem em Teresina

Na manhã desta quinta-feira (05), a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí deflagrou a segunda fase da Operação Macondo, que resultou no cumprimento de 24 mandados de prisão temporária e no bloqueio de cerca de R$ 1 milhão em contas bancárias de 27 suspeitos investigados por integrar um esquema de agiotagem com atuação em Teresina e outros municípios do Piauí e de estados vizinhos.

Divulgação / SSP-PI
Operação Macondo deu cumprimento a 24 mandados de prisão no PI e CE

De acordo com as investigações, o grupo utilizava mecanismos de coerção, intimidação e domínio territorial para garantir o pagamento das dívidas, explorando economicamente pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao todo, 27 pessoas são alvo da operação, que resultou no cumprimento de 24 mandados de prisão temporária. Outros nove investigados foram submetidos a medidas cautelares diversas da prisão.

As equipes de segurança também cumpriram 26 mandados de busca e apreensão em diversos municípios, incluindo Teresina, Campo Maior, Esperantina, Floriano, Oeiras, Amarante e Picos, no Piauí, além de Timon, no Maranhão, e Tianguá, no Ceará, evidenciando a abrangência interestadual do esquema criminoso.

Segundo a SSP, o bloqueio das contas tem como objetivo evitar o esvaziamento patrimonial dos suspeitos e preservar ativos que possam ter origem ilícita. As apurações apontam que os investigados mantinham movimentações financeiras milionárias incompatíveis com suas rendas formalmente declaradas.

Divulgação / SSP-PI
Operação também cumpriu mandados de busca e apreensão contra investigados.

Os presos foram encaminhados à sede da Secretaria de Segurança Pública para a realização dos procedimentos legais. A Operação Macondo, segundo a SSP, reafirma o compromisso do Estado em proteger a população mais vulnerável e combater práticas criminosas que impõem medo e ferem a dignidade de cidadãos que buscam seu sustento de forma honesta.

A ação foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e da SSP, contando com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), do Núcleo de Operações com Cães e da Polícia Militar, por meio da ROCAM.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.