Portal O Dia

“O crime organizado é uma ameaça ao Estado Democrático”, afirma Francisco Limma

O deputado Francisco Limma (PT) comentou sobre a Operação Carbono Oculto 86, que investiga a infiltração do PCC no setor de combustíveis do Piauí, e afirmou que o crime organizado representa uma grave ameaça ao Estado Democrático de Direito, destacando que ele tem se expandido para atividades legais e até para a política.

Amanda Nara / O Dia
Deputado Limma afirma que o crime organizado é uma ameaça ao estado democrático.

Limma ressaltou que o sistema de segurança pública precisa ter maior capacidade investigativa para conter o avanço das facções criminosas no estado, já que, segundo ele, essas organizações não se limitam mais ao tráfico de drogas.

“Hoje o crime organizado é uma das principais ameaças não só a vida, a democracia, ao estado democrático de direito, afinal de contas tem financiamento em tudo, hoje você encontra no comércio de combustível, no mercado da droga, no roubo de carro, no transporte, no comércio ilegal de cigarro, bebida, medicamento, na política, no judiciário, isso nos preocupa muito”, disse.

O parlamentar afirmou ainda que os três poderes precisam agir de forma articulada nas esferas municipal, estadual e federal para enfrentar o problema com medidas mais enérgicas, uma vez que a população está cada vez mais vulnerável à atuação dessas organizações.

“O estado, com a sua estrutura com o seu aparato de forma profissional tem que tomar as providências para proteger a sociedade, isso é uma coisa que veio a partir da droga e hoje ela se estendeu para várias outras atividades aparentemente lícitas, as vezes envolvendo pessoas até do bem mas que terminam sendo seduzidas e induzidas pelo crime organizado”, declarou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.