A nova sede da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) no Piauí está em construção na Avenida Professor Arimatéia Santos (antiga Avenida Ulisses Marques), zona Leste de Teresina. A obra, iniciada em novembro de 2024, completa um ano neste mês e deve estruturar a sede no estado as novas normas de modernização da instituição no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Além de abrigar a PF, o novo complexo também sediará as instalações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), atualmente funcionando de forma provisória no Aeroporto de Teresina.
A superintendente da PF no Piauí, delegada Melissa Maximiano Pasto, destacou a importância do projeto para o fortalecimento da atuação policial e a integração entre diferentes órgãos de segurança.
“As novas instalações são essenciais, não só para prover melhores condições de trabalho a todos os servidores da PF no estado, como também para fomentar essa maior integração entre as diversas forças de segurança. Hoje a nossa área é muito pequena dentro do aeroporto, precisamos de um espaço maior. Na atual sede também não há esse espaço. Então, o apoio da bancada parlamentar do Piauí, que já se iniciou esse ano e que promete ser realizado em 2026, é essencial para a continuidade dessa obra. Há uma previsão de conclusão em novembro de 2027”, explicou.
O engenheiro responsável pela construção, José de França, informou que o investimento total é de R$ 63,3 milhões.
“A PF está passando por um movimento de padronização e modernização das suas instalações físicas. A Polícia Federal do Piauí é pioneira nessa nova metodologia que está sendo aplicada em nível nacional. A nossa obra conta com o nosso terreno de cerca de 70 mil metros quadrados, foi um terreno decidido pela Universidade Federal. Nós estamos urbanizando e fazendo um trabalho de paisagismo em cerca de 40 mil metros quadrados, 4 hectares. A obra conta com aproximadamente 2.600 metros quadrados de área construída e um prazo de execução de 36 meses”, destacou.
A nova sede contará com auditório para cerca de 130 pessoas, estande de tiro, centro de treinamento policial, canil e área carcerária para presos especiais, estrutura considerada fundamental para o trabalho integrado das forças de segurança no estado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.