Dados da Sala de Monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgados nesta segunda-feira (09), apontam que diversos municípios do Piauí registraram volume de chuvas acima do previsto para o mês de janeiro, em alguns casos ultrapassando o dobro da precipitação esperada.
Os números mostram a diferença entre o volume estimado e o acumulado real em cidades do estado. Em José de Freitas, por exemplo, a previsão era de 209,90 mm, mas o município registrou 362,80 mm de chuva. Em Cristino Castro, eram esperados 148,30 mm e o acumulado chegou a 326,80 mm.
Outras cidades também tiveram índices acima da média prevista. Em Cajueiro da Praia, a estimativa era de 133,30 mm e choveu 200,40 mm. Em Ilha Grande, eram esperados 147,40 mm e o volume chegou a 206,80 mm. Miguel Alves tinha previsão de 224,70 mm e registrou 249,80 mm. Já em Palmeirais, o esperado era 212 mm e o acumulado foi de 283 mm.
LEIA TAMBÉM
Na capital, Teresina, o volume também superou a previsão: eram esperados 191,60 mm e o município registrou 204,20 mm ao longo do mês.
Teresina já acumula quase metade da chuva prevista para fevereiro
Segundo dados da meteorologia, nos primeiros oito dias de fevereiro, Teresina já acumulou cerca de 45% do volume de chuvas esperado para todo o mês, indicando a possibilidade de um período bastante chuvoso.
De acordo com Werton Costa, climatologista e diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Piauí, a média histórica de chuvas para fevereiro é de aproximadamente 200 milímetros. Até o momento, a capital já registrou pouco mais de 100 milímetros, atingindo cerca de 45% do volume previsto para todo o mês.
Em comparação com o mês anterior, Teresina encerrou janeiro com volume de chuvas abaixo do esperado da média histórica, registrando cerca de 70% da quantidade, apesar de ter superado a previsão para o mês.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.