Portal O Dia

Ministério da Agricultura suspende venda de vacina que teria causado morte de animais no Piauí

O Ministério da Agricultura e Pecuária baixou portaria suspendendo a comercialização de dois lotes da vacina EXCELL 10, que teriam causado a morte de mais de 200 animais no Piauí. Os animais apresentaram inchaços e morreram em decorrência de infartos e problemas renais depois de terem recebido o imunizante, no final de julho. 

O Ministério da Agricultura está investigando a suposta relação da vacina com os óbitos dos animais, que já causaram prejuízos a pelo menos 35 criadores de municípios piauienses como Simões, Curral Novo, Jatobá e São Francisco de Assis. Além do Piauí, também foram registradas mortes de ovinos e caprinos em Sergipe, no Rio Grande do Norte e no Maranhão.

Ministério da Agricultura
Ministério da Agricultura suspende venda de vacina que teria causado morte de animais no Piauí

Na portaria, o Ministério da Agricultura e Pecuária afirma que já fiscalizou o estabelecimento produtor das vacinas e que fará a colheita de amostras para análise oficial por laboratório federal de defesa agropecuária. O Departamento de Saúde Animal do órgão já determinou a apreensão cautelar dos lotes que seriam distribuídos e comercializados.

Em resposta à notificação e à fiscalização, a empresa já apresentou procedimentos para a comunicação e o bloqueio da comercialização dos lotes 16 e 18 da vacina EXCELL 10. O Ministério da Agricultura também solicitou aos órgãos executores de Sanidade Agropecuária que alertem os médicos veterinários, produtores rurais e revendedores de produtos veterinários sobre a necessidade de suspender imediatamente o uso dos lotes identificados.

Somando-se as cidades piauienses e os estados onde se registraram óbitos, já são mais de 300 animais mortos entre caprinos, ovinos e suínos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.