Portal O Dia

MDB deve ser o menos impactado por veto de Lula, avalia Tiago Vasconcelos

O deputado Tiago Vasconcelos (MDB), em entrevista ao Sistema O Dia nesta segunda-feira (8), declarou que sua sigla deve ser a menos atingida pelos impactos do veto do presidente Lula, que reduz o número de deputados na Assembleia Legislativa para 24. Segundo ele, mesmo diante da mudança, o MDB pode ampliar sua bancada e chegar a eleger até 11 parlamentares em 2026.

TV O Dia
Deputado Tiago Vasconcelos acredita que o MDB pode fazer 11 assentos na Alepi

“Na diminuição de vagas eu acredito que o MDB é o que menos perde. Então, essa fusão cruzada, trazendo esses candidatos que seriam naturalmente do PSD para o grupo de candidatos do MDB, o partido vai ter inclusive um aumento. Hoje são nove titulares, o MDB tem a possibilidade de chegar a 11 titulares, mesmo com a redução de vagas do veto”, declarou.

Sobre a coligação cruzada com o PSD, em que cada partido disputa vagas distintas — estaduais de um lado e federais do outro —, Vasconcelos destacou que a estratégia tem se mostrado vantajosa, já que no último pleito houve entendimento e bom aproveitamento para ambas as siglas.

“O PSD e o MDB se entenderam muito bem. O PSD ficou com a chapa dos candidatos a deputados federais e o MDB ficou com a chapa dos candidatos a deputados estaduais e isso fez com que eles pudessem eleger uma maior quantidade de deputados. Então, se eles repetirem essa fusão, se o PSD ficar com a chapa de deputados federais, tem a possibilidade de eleger até quatro deputados”, disse.

Na avaliação do parlamentar, caso a redução se confirme para oito vagas de deputados federais, o PSD deve ocupar metade delas, elegendo quatro nomes. Já no cenário estadual, sem redução, o MDB poderia alcançar até 12 cadeiras, mas com o veto a projeção deve se manter em 11. Ainda assim, Vasconcelos aposta que o partido será o mais votado na disputa, citando como exemplo o presidente da sigla, Severo Eulálio, que obteve 60 mil votos.

“Para o MDB a perda, inclusive, é muito pequena em relação a outros partidos, porque todo mundo perderia a cauda, que a gente chama aqueles candidatos com menos votos, que somam para a eleição dos que têm mais votos, mas, em compensação, o MDB provavelmente vai ter os deputados estaduais mais votados na próxima eleição”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.