O presidente estadual do MDB no Piauí, senador Marcelo Castro, avalia como natural a divisão de votos para o Senado Federal nas eleições de 2026. No próximo pleito, duas vagas estarão em disputa, e o parlamentar faz dobradinha com o deputado federal Júlio César (PSD), que também é pré-candidato ao Senado pela base governista.
Ao comentar a possibilidade de divisão de votos entre candidatos da base governista e da oposição, entre eles o senador Ciro Nogueira (Progressistas), Marcelo Castro afirmou que o cenário reflete as conjunturas políticas do interior do estado.
LEIA TAMBÉM
- Júlio César projeta base aliada unida em torno de sua candidatura ao Senado em 2026
- Felipe Sampaio aponta suplência ao Senado como compensação após saída de Themistocles da chapa de 2026
- PL da Dosimetria: Saiba como votaram os senadores do Piauí; projeto vai à sanção
- Vereadora critica falta de apoio dos partidos a candidaturas femininas no Piauí para 2026
- Washington Bandeira assume coordenação do plano de governo de Rafael Fonteles para 2026
“A gente vê muitos casos no Piauí de prefeitos que votam em mim e no Júlio César. Prefeitos que votam no Júlio César e no Ciro Nogueira. Há outros que votam votam no Ciro Nogueira e em mim. Isso natural e é da política. Isso vai acontecer, todas as eleições acontecem, essa não será diferente, está acontecendo e vai continuar acontecendo”, afirmou ao O Dia.
O senador também citou exemplos de eventos municipais para ilustrar a convivência política entre adversários.
“Quantas vezes eu não fui convidado por um prefeito para o festejo da cidade, quando eu chego lá, está o senador Ciro Nogueira. Vou convidado para o festejo da cidade, chego lá, está o Júlio César. Pronto, o prefeito convida quem quiser. Me convida, eu vou. Os outros convidados do prefeito são a cargo do prefeito”, relatou.
Júlio César na disputa ao Senado
Questionado sobre a viabilidade do nome de Júlio César na disputa ao Senado, Marcelo Castro foi enfático ao defender o aliado.
“Sem nenhuma dúvida. Júlio César tem todos os predicados de um bom candidato. Basta ver o seu histórico: há quantos anos está na política, sempre com candidaturas exitosas. Tem um filho, o Georgiano, que é um gigante nas campanhas políticas, além de contar com um partido forte”, destacou.
O senador ressaltou ainda o desempenho do PSD e do MDB nas últimas eleições municipais.
“O PSD foi o partido que fez o maior número de prefeitos, com a ressalva de que os prefeitos do MDB tiveram o maior número de votos. Nesse ponto, o MDB saiu um pouco melhor. Mas, na prática, MDB, PSD e PT são os três grandes partidos do Piauí. O Júlio César reúne todos os requisitos para representar o estado no Senado”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.