O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, na última segunda-feira (08), um site oficial com a relação dos 216 criminosos considerados de alta periculosidade em todo o país, incluindo piauienses. A iniciativa faz parte do Programa Captura, que estabelece um esforço conjunto entre as polícias estaduais e federais para localizar e prender criminosos que representam ameaça às comunidades.
Cada unidade da Federação teve autonomia para indicar até oito “alvos prioritários”, com base em uma matriz de risco que considera a gravidade dos cries, vínculos com organizações criminosas, existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual.
No caso do estado do Piauí, a lista oficial disponibilizada no portal do MJSP inclui os nomes apontados como mais procurados pelas autoridades locais. A inclusão dos piauienses nessa relação sinaliza que esses indivíduos fazem parte do conjunto de criminosos com prioridade de captura.
Confira lista de piauienses:
- Antonio Flávio dos Santos Mendes (conhecido como Segurança), de 30 anos
- Carlos Acacio Freitas dos Santos, de 49 anos
- Emanuel da Costa Lima, de 34 anos
- Micael do Nascimento Silva, de 31 anos
- Mizael da Conceição Silva Barbosa, de 29 anos
- Raimundo de Brito Machado (conhecido como Raimundo do Rolo), de 61 anos
- Rovervani Lima Machado Ferro, de 54 anos
- Stenio Igor Gomes dos Santos, 29 anos
O lançamento do site traz como novidade o fato de a população poder colaborar diretamente com as autoridades, por meio de denúncias anônimas via ligações aos números 190 ou 197, reforçando o caráter de participação social da ação.
Autoridades ressaltam que a lista nacional não é estática, já que a inclusão dos nomes obedece a critérios técnicos e pode ser revista conforme novas investigações. O Programa Captura, segundo o ministério, ajuda a integrar ações de segurança pública entre estados, favorecendo o intercâmbio de informações e operações coordenadas.
A divulgação dos procurados piauienses, agora com visibilidade em âmbito nacional, chama atenção para casos que talvez tivessem menor atenção fora do estado. Essa visibilidade pode ampliar o alcance das denúncias e favorecer prisões. As autoridades recomendam que qualquer informação relevante seja encaminhada com cautela, respeitando o anonimato e via canais oficiais.
Com a nova plataforma, é esperado o aumento da eficácia na captura desses alvos prioritários e da segurança para as comunidades piauienses e brasileiras como um todo. A lista completa com nomes, crimes atribuídos e mandados de prisão dos procurados está disponível através do link gov.br/captura.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.