Portal O Dia

Mais de 90% do território piauiense está em alerta para altas temperaturas e baixa umidade

O Piauí ainda está a quase um mês do início oficial do B-R-O-Bró. Mas boa parte do Estado já sente os efeitos do aumento do calor antes mesmo do período mais quente do ano chegar. Com termômetros passando dos 35°C em algumas regiões, mais de 90% do território piauiense está em região de alerta para aumento do calor e baixíssima umidade do ar.

A previsão é que nos próximos meses, o Piauí registre aumento de até 5°C nas médias térmicas. São os episódios conhecidos como ondas de calor, que devem se repetir em 2025. No entanto, em algumas áreas, a sensação de quentura aumenta ainda mais, justamente por conta da baixa umidade do ar. E no Piauí, ela tende a se agravar mais nas próximas semanas.

Reprodução/Inmet
Mais de 90% do território piauiense está em alerta para altas temperaturas e baixa umidade

Alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que 90,18% de todo o território do Estado está em zona amarela de perigo potencial para umidade abaixo do ideal. Nestas áreas – Centro-Norte, Sudeste, Sudoeste e Norte do Piauí – a umidade relativa do ar deve cair para 20% nos próximos dias, elevando mais ainda a sensação de mal-estar causada pelo calor.

Os municípios afetados estão de Norte a Sul, incluindo Teresina e grandes concentrações populacionais como a região de Picos, Floriano e o Sul do Piauí, que já sofre com as queimadas antes mesmo do começo oficial do B-R-O-Bró. Pavussu, por exemplo, que vem sendo afetado por um grande foco de incêndio, que ameaça inclusive comunidades rurais no entorno do município, está na zona de baixíssima umidade do ar para os próximos dias.

Arquivo O DIA
Mais de 90% do território piauiense está em alerta para altas temperaturas e baixa umidade

O Inmet aponta risco de queda da umidade relativa para 30% a 20%, risco de incêndios florestais e de danos à saúde. O instituto recomenda que a população das regiões afetadas beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e, em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Confira abaixo os municípios em alerta para aumento do calor e baixa umidade no Piauí:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.