Portal O Dia

Mais de 590 mil famílias serão beneficiadas com a nova Tarifa Social de Energia no Piauí

A Medida Provisória n° 1.300 trouxe mudanças importantes na Tarifa Social de Energia Elétrica, ampliando o alcance do benefício para famílias em situação de vulnerabilidade. A principal alteração prevê isenção total para o consumo de até 80 kWh mensais, simplificando o cálculo da tarifa e garantindo maior cobertura para os consumidores de baixa renda. A partir desse limite, a cobrança será feita apenas sobre o excedente.

Sthefany Cavalcante/ODIA
Mais de 590 mil famílias serão beneficiadas com a nova Tarifa Social de Energia no Piauí

Os critérios para acesso ao programa permanecem inalterados. Têm direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo, idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de povos indígenas e comunidades quilombolas.

No Piauí, 593.663 famílias estão cadastradas e aptas a receber o desconto, segundo dados da Equatorial Energia. As novidades do programa foram apresentadas em reunião na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), que discutiu também os impactos das mudanças previstas na medida provisória.

O secretário da Sasc, João de Deus, destacou que o programa é essencial para reduzir as despesas das famílias em situação de vulnerabilidade. “No Piauí, quase 600 mil pessoas já têm acesso a esse benefício, mas ainda existem mais de 200 mil que não recebem, possivelmente devido à falta de informação. Estamos elaborando uma estratégia, junto ao Bolsa Família, para que essas pessoas sejam devidamente enquadradas”, afirmou.

Segundo o gestor, a secretaria irá mobilizar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em todo o estado, promovendo capacitações para ampliar a adesão. “É um programa que garante não apenas isenção ou descontos na conta de energia, mas também promove mais renda indireta para as famílias, fortalecendo a política de proteção social”, completou João de Deus.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.