Portal O Dia

Justiça condena Petrus Evelyn a indenizar Fábio Novo por danos morais

O Juizado Especial Cível da Zona Leste de Teresina, vinculado ao Tribunal de Justiça do Piauí, condenou o vereador Petrus Evelyn Martins a indenizar o deputado estadual Fábio Novo por danos morais. A sentença, publicada nesta segunda-feira (21), determina o pagamento de R$ 3 mil, com acréscimos de juros e correção monetária, por postagens feitas na página “O Piauiense”, no Instagram.

Divulgação
A justiça condenou o vereador Petrus Evelyn a realizar o pagamento de R$ 3 mil reais a Fábio Novo.

Na ação movida por Fábio Novo, o parlamentar alegou que Petrus promoveu uma campanha difamatória, injuriosa e caluniosa contra sua imagem, durante o período eleitoral em que ambos disputavam . As postagens teriam ultrapassado os limites da crítica política, afetando diretamente sua honra e reputação.

Na decisão, o juiz responsável destacou que, embora a liberdade de expressão seja um direito garantido pela Constituição, ela não é absoluta. Em casos que envolvem a atividade jornalística, é necessário o compromisso com a verdade dos fatos, sob pena de violação aos direitos da personalidade e à dignidade dos indivíduos mencionados.

O outro lado

Em nota, o vereador Petrus Evelyn acusou o juiz de parcialidade, apontando que a decisão afronta o artigo 145 do Código de Processo Civil, “Não é a primeira vez que Kelson demonstra tentativa de prejudicar, intencionalmente, o vereador Petrus Evelyn, como já ocorreu em outros casos”, declarou.

A nota do parlamentar segue informando que a justiça não pode servir como instrumento de perseguição.

“A ação trata-se de uma conduta que ultrapassa os limites da legalidade e da ética, configurando possível abuso de poder matéria que pode ensejar representação junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apuração disciplinar”, conclui.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.