Portal O Dia

Júlio César projeta base aliada unida em torno de sua candidatura ao Senado em 2026

O presidente regional do PSD no Piauí, deputado federal Júlio César, afirmou acreditar que a base governista caminhará unida em torno das candidaturas do grupo ao Senado nas eleições de 2026. No próximo pleito, estarão em disputa duas vagas, que deverão ser ocupadas, pelo Palácio de Karnak, pelos nomes de Júlio César (PSD) e do senador Marcelo Castro (MDB), que disputará a reeleição e preside o MDB no estado.

Assis Fernandes / O DIA
Júlio César projeta base aliada unida em torno de sua candidatura ao Senado em 2026

Apesar de especulações nos bastidores apontarem resistência de parte dos prefeitos da base em seguir o chamado “voto casado” nos dois nomes ao Senado, o parlamentar avalia que eventuais divergências serão superadas até o início da campanha. Júlio César afirmou não temer falta de apoio dentro da própria base.

“Algumas desculpas nesse sentido elas existem, mas nós estamos removendo, mostrando que eu, como majoritário, vou representar o povo do Piauí como um todo e não só um pedaço como existe com o proporcional”, disse.

Segundo ele, a consolidação de sua candidatura é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória política, tanto como prefeito quanto como parlamentar.

“A candidatura só se consolida plenamente com a eleição. O que estamos fazendo é seguir trabalhando, articulando, participando de eventos e fortalecendo o relacionamento com prefeitos, vereadores e entidades que fazem parte do processo político. Estamos confiantes, porque temos baixa rejeição e uma grande expectativa de continuar trabalhando em favor do povo que representamos no Congresso Nacional”, afirmou.

O deputado também destacou o papel do governador Rafael Fonteles (PT) no esforço de unificação da base aliada para 2026.

“O governador procura fazer um entendimento e tirar resistências para manter essa unidade dos partidos em favor de sua própria candidatura e a candidatura do presidente Lula. Então isso, o governador é bem articulado, conhece bem este problema e acho que vai acontecer esse sentimento de união para a vitória esmagadora do grupo que nós pertencemos e é comandada pelo governador”, pontuou.

Chapa proporcional

Júlio César comentou ainda sobre a formação da chapa proporcional do PSD, construída em parceria com o MDB por meio da chamada coligação cruzada.

“A chapa proporcional, nós fizemos aquele entendimento com o MDB, aquela coligação cruzada. O MDB indica todos os estaduais e o PSD todos os federais. Então esse entendimento está mantido e está tranquilo. A chapa vai ser totalmente ocupada e nós estamos também na perspectiva de eleger de 3 a 4 federais e o MDB com os nossos pré-candidatos eleger pelo menos 11 a 12 deputados estaduais”, explicou.

Invasão de bases eleitorais

Durante a entrevista, o deputado também avaliou que as divergências envolvendo supostas invasões de bases eleitorais, tema levantado anteriormente por seu filho, o deputado estadual Georgiano Neto (MDB), que deve retornar ao PSD para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, tendem a ser superadas.

“Eu acho que sim [superado as invasões de bases], mas ainda tem ressentimento de alguém que se sente um pouco prejudicado pelo crescimento do Georgiano, quando se cresce, tira de alguém, mas é uma alternativa, é uma opção que cada um faz para escolher o seu pré-candidato e candidato para representar tanto no Congresso Nacional quanto aqui na Assembleia Legislativa”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.