A sentença em primeira instância do processo que envolve Tatiana Medeiros, seu namorado Alandilson Cardoso e mais sete réus deve ser divulgada entre o fim de fevereiro e o início de março deste ano. O julgamento, conduzido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), teve a audiência de instrução e julgamento concluída em novembro de 2025, após cinco dias de oitivas que ouviram 112 pessoas.
O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, afirmou que a decisão deve sair até o início de março, a depender de eventuais requerimentos da defesa. Os réus respondem por organização criminosa, corrupção eleitoral, peculato e outros crimes.
“Depois das diligências, se as partes não requererem diligências mais demoradas, terão alegações finais e, possivelmente, final de fevereiro para começo de março, deverá sair uma decisão, no caso da vereadora Tatiana e dos mais oito acusados, se eles são culpados ou inocentes”, disse o desembargador.
LEIA TAMBÉM
O magistrado também confirmou que o último pedido da defesa de Tatiana Medeiros foi um habeas corpus julgado em 16 de dezembro de 2025, negado por unanimidade. A decisão manteve a prisão domiciliar da vereadora, impedindo seu retorno às atividades na Câmara Municipal de Teresina (CMT).
Tatiana Medeiros está presa desde 3 de abril de 2025, quando foi detida na Operação Escudo Eleitoral. Inicialmente, ela ficou no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí, sendo transferida em 3 de junho para prisão domiciliar por motivos de saúde, após ser encontrada desmaiada em sua cela.
Mesmo afastada, a parlamentar continua recebendo o salário integral da Câmara. Em dezembro, recebeu o 13º salário de R$ 24.754,79. O caso gerou debate na Casa Legislativa, o vereador Pedro Alcântara (PP) chegou a propor que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) se responsabilizasse sobre o pagamento. Em resposta, o TCE informou que a Câmara tem autonomia para suspender a remuneração.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.