Portal O Dia

João de Deus diz que escolha do vice de Rafael será fruto do debate interno no PT: “o partido não tem dono”

O Partido dos Trabalhadores (PT) vive um momento de intensas discussões internas sobre a formação da chapa majoritária para as eleições de 2026, quando o governador Rafael Fonteles disputará a reeleição. A expectativa é de que o partido lance uma chapa pura, e o nome mais cotado para ocupar a vaga de vice-governador é o do secretário de Educação, Washington Bandeira.

Arquivo / O DIA
João de Deus acredita que a escolha do vice será fruto de debates internos no partido.

Em meio aos debates, o secretário de Assistência Social e Cidadania, João de Deus, que é uma das principais lideranças históricas do PT no Piauí e ex-presidente estadual da sigla, defendeu o modelo democrático de decisões do partido e afirmou que a escolha do vice será resultado de discussão coletiva.

“O PT é bom porque não existe um dono. Todos que pertencem ao partido, todos que integram o partido, têm direito a se posicionar e isso é bom porque sempre o resultado sai melhor do que a escolha de uma cabeça só”, declarou.

Segundo João de Deus, a característica de debate interno é uma marca do partido e deve prevalecer na definição da chapa majoritária, que será construída de forma conjunta com as bases e lideranças estaduais.

“Às vezes, uma escolha de uma liderança, ela prevalece, mas para isso precisa ser debatido, precisa ser discutido. Nosso governador Rafael Fonteles é motivo de orgulho do PT, assim como o nosso ministro, Wellington Dias, e tantas outras pessoas que constroem esse partido, que constroem a história para o Piauí”, destacou.

O secretário afirmou ainda que o processo de escolha não se restringe a nomes isolados, mas envolve uma escuta ampla e participativa dentro do partido, o que, segundo ele, garante unidade e engajamento entre os filiados.

Para João de Deus, o modelo de decisão coletiva adotado pelo PT é o que fortalece a sigla e garante maturidade política nas escolhas.

“É assim que é o PT e acredito que isso é bom porque o fruto do resultado desse debate interno seguramente seria um fruto bem amadurecido e muito mais tranquilo, mais seguro para todo mundo, inclusive garantindo que todos possam se engajar no processo político que se avizinha”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.