Portal O Dia

Intoxicação por metanol: mais um caso suspeito no Piauí é descartado

O número de casos suspeitos de intoxicação por etanol no Piauí caiu para um. Isso porque mais um registro que havia sido dado como suspeito foi descartado depois da realização de exames laboratoriais. De acordo com o perito-geral do Instituto de Criminalística do Piauí, médico Antônio Nunes, foi descartado um caso suspeito de intoxicação por metanol em Parnaíba.

Reprodução/ Freepik
Intoxicação por metanol: mais um caso suspeito no Piauí é descartado

“Tínhamos, ao todo, quatro casos suspeitos, sendo que três eram em Parnaíba e um em Teresina. Dois em Parnaíba foram descartados e o caso aqui da capital, também. Com isso, temos agora só um registro pendente de confirmação ou descarte no litoral. Foram colhidas amostras do paciente e nas análises recebidas estes dias ficou declarado que ele não tinha sofrido intoxicação por metanol”, explicou Antônio Nunes.

Vale lembrar que o Piauí continua monitorando o caso ainda pendente de analise, bem como a situação como um todo. O Estado criou uma sala de monitoramento dos casos de intoxicação por metanol e recebeu, nesta quinta-feira (09), as primeiras doses do antídoto fomepizol, que age no organismo, neutralizando os efeitos do metanol. Para o Piauí foram destinadas 24 doses pelo Ministério da Saúde.

Casos notificados no Piauí

Desde que a crise de saúde pública relacionada ao metanol em bebidas alcoólicas começou, o Piauí já registrou quatro notificações de casos suspeitos, sendo três em Parnaíba e um em Teresina. Na capital, o paciente foi um homem de 51 anos. No litoral, um homem de 28 anos deu entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) com sintomas de intoxicação por metanol na última segunda (06). Antes dele, outros dois pacientes já haviam sido atendidos na unidade com sintomas parecidos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.