Portal O Dia

Interventor da FFP confirma oito competições no calendário do futebol do PI em 2026

O futebol piauiense já tem calendário definido para a temporada de 2026. O interventor da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Hélio Cury Filho, confirmou que o próximo ano contará com oito competições oficiais, envolvendo categorias profissionais, de base e o futebol feminino. Segundo ele, o planejamento prevê uma pausa nas disputas durante a realização da Copa do Mundo, com retorno das atividades no segundo semestre.

“O futebol do Piauí em 2026 terá oito competições em seu calendário,começando com o nosso principal campeonato, da Série A de profissionais, no primeiro semestre, com a Copa Piauí Feminino Sub-17 e mais uma competição de base. Retornamos após a Copa do Mundo com outras competições, dentre elas a base do feminino, o retorno da Série B, e mais uma competição de base”, disse o administrador provisório nomeado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Hélio Cury Filho.

Staff Images Woman/CBF
Interventor da FFP confirma oito competições no calendário do futebol do PI em 2026

De acordo com o cronograma divulgado, as competições estarão distribuídas ao longo do ano, contemplando diferentes faixas etárias e categorias. O calendário do futebol piauiense em 2026 ficará organizado da seguinte forma:

Calendário do futebol piauiense em 2026:

Hélio Cury Filho, atual presidente da Federação Paranaense de Futebol, foi designado como administrador provisório da Federação de Futebol do Piauí após o ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público do Estado do Piauí contra o então presidente da entidade, Robert Brown Carcará. Em meio à polêmica, Brown solicitou afastamento do cargo por motivos de saúde.

O interventor administrará a FFP por um período de 90 dias, com base no artigo 142 do Estatuto da CBF. A Confederação Brasileira de Futebol destacou que a medida administrativa foi adotada para assegurar a continuidade das atividades da federação e o atendimento regular às demandas do futebol local.

Segundo o Ministério Público, foram identificadas irregularidades como incongruência patrimonial, risco fiscal e divergências declaratórias, além de tentativa de indução a erro, simbiose operacional e exclusão documental. Enquanto o processo segue em andamento, a definição do calendário busca garantir estabilidade e planejamento para clubes, atletas e demais envolvidos no futebol piauiense.

FFP e Ministério Público se reúnem

Nesta semana, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 25ª Promotoria de Justiça, realizou uma reunião institucional com a participação de representantes da Federação de Futebol do Piauí (FFP). A entidade esportiva foi representada pelo administrador provisório Hélio Cury, indicado pela CBF, e pelo advogado João Paulino. Os dois foram recebidos pelo promotor José Reinaldo Leão Coelho.

Reprodução / MPPI
MPPI e FFP se reúnem para alinhamento interinstitucional

O encontro teve como finalidade alinhar encaminhamentos e interesses convergentes entre a sociedade, a CBF e o Ministério Público, buscando fortalecer a transparência, a regularidade e a estabilidade institucional no âmbito da entidade esportiva, com foco na preservação do interesse público.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.