Portal O Dia

Impasse sobre veto de Lula movimenta disputa interna no Partido dos Trabalhadores

A possível manutenção do veto do presidente Lula, que impede o aumento do número de deputados federais de 513 para 531, tem preocupado políticos piauienses e movimentado articulações dentro do Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão final sobre a formação das chapas no estado dependerá do diálogo entre dois grupos internos da legenda, que passaram recentemente por eleições para a direção partidária. É o que afirma o vereador Dudu (PT).

Google Street View
Sede do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí.

Dudu foi candidato à presidência do diretório estadual do partido, tendo obtido 17% dos votos. No PT, o sistema é proporcional: mesmo quem perde tem direito a uma parte dos cargos, inclusive na indicação de nomes para futuras candidaturas.

Segundo o parlamentar, a principal preocupação é de ordem numérica. Caso o veto seja mantido, a bancada piauiense na Câmara Federal será reduzida para 8 deputados, o que impactará diretamente na Assembleia Legislativa, que passará a contar com apenas 24 cadeiras. Diante disso, o PT precisará reorganizar sua chapa proporcional para 2026, com um limite de 25 candidatos.

Jailson Soares / O Dia
Vereador Dudu (PT), defende a proporcionalidade do partido.

“O PT hoje tem 12 deputados estaduais com menos o Franzé que vai disputar a Federal, 11, mas tem cinco suplentes hoje que estão dentro da Assembleia Legislativa. Então nós vamos precisar adequar a quantidade de candidatos”, declarou.

O vereador destacou ainda que a proporcionalidade é um princípio fundamental dentro do partido e que deve ser respeitado. No último fim de semana, durante o Encontro Nacional do PT, os campos majoritários ligados ao governador Rafael Fonteles e ao presidente da Assembleia, Fábio Novo, assumiram duas direções do partido. Já Dudu ficou à frente de uma das presidências, representando sua corrente interna.

Ele reforça que o partido não tem um dono e que o resultado das eleições internas deve orientar, com diálogo e equilíbrio, a distribuição proporcional das vagas para as disputas estaduais em 2026.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.