O Governo Federal iniciou as visitas aos 24 municípios piauienses que serão beneficiados pela transposição do Rio São Francisco. A agenda está sendo coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio do Departamento de Projetos, e marca o início das ações do Canal de Integração do Sertão Piauiense. A informação foi confirmada pelo diretor do departamento, Bruno Cravo Alves.
De acordo com o deputado estadual Franzé Silva (PT), o representante do MIDR destacou que, nesta primeira fase, o ministério vai ouvir a população, gestores e entidades públicas e privadas nos municípios contemplados. O estudo preliminar prevê o beneficiamento de 26 cidades, sendo 24 no Piauí e duas na Bahia.
“Outra notícia muito importante que recebi é a de que, nesta semana, haverá uma deliberação da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento sobre a inclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social da transposição no Novo PAC. A transposição é não apenas necessária, mas urgente, tendo em vista o agravamento dos efeitos da seca no Piauí”, pontua Franzé.
As audiências públicas que integram a etapa de mobilização social começam na próxima segunda-feira (13), no município de Simões, e devem se estender pelas demais cidades participantes. De acordo com Franzé, as audiências terão como foco a apresentação do projeto do Canal de Integração do Sertão Piauiense e o levantamento das demandas locais, aproximando a população das discussões sobre o empreendimento.
LEIA TAMBÉM
O Canal de Integração do Sertão Piauiense, também conhecido como Eixo Oeste, levará água do Lago de Sobradinho, na Bahia, por meio da transposição do Rio São Francisco, até as bacias hidrográficas dos rios Canindé e Piauí. A obra beneficiará diretamente 279.958 habitantes e está sendo detalhada no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA), iniciado em julho deste ano, com previsão de conclusão até o final de 2026.
Apenas o estudo conta com um investimento de R$ 8,5 milhões, enquanto o projeto completo está orçado em R$ 45 milhões. Após a conclusão dessa fase, será iniciada a execução da obra, com recursos previstos no Novo PAC.
Os municípios piauienses contemplados são: Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caridade do Piauí, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, São Francisco de Assis do Piauí, São João do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, Simões, Vila Nova do Piauí, São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí e Marcolândia.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.