Portal O Dia

Golpe da bomba de combustível adulterada: entenda como funciona e saiba se proteger

Um posto de combustível na zona Sul de Teresina foi flagrado por fiscais do Inmetro fazendo alterações na contagem de combustível vendido nas suas bombas. Localizado no bairro Lourival Parente, o estabelecimento foi notificado. A situação acende um alerta para os consumidores sobre uma modalidade de golpe bastante comum em estabelecimentos de venda de combustível, mas ainda desconhecida por boa parte da população: o golpe eletrônico da bomba.

Arquivo O DIA
Golpe da bomba de combustível adulterada: entenda como funciona e saiba se proteger

Nele, o consumidor recebe menos combustível do que a quantidade pela qual pagou e acaba saindo no prejuízo. O veículo roda menos com seus proprietários pagando quantidades maiores em dinheiro. O alerta feito pelo Inmetro em Teresina vale para todos os consumidores piauienses. Mas como funciona exatamente o golpe eletrônico da bomba de combustível e como se proteger?

O diretor do Inmetro em Teresina, Neuton Júnior, explica que a fraude funciona da seguinte forma: um chip é instalado na bomba para interferir no sistema que faz a contagem do combustível vendido no visor do equipamento. A ativação é feita remotamente, ou seja, à distância, podendo ser por controle remoto, por exemplo. A ativação do chip causa disparidades na medição do combustível vendido e de fato colocado no veículo, fazendo o consumidor sair no prejuízo: é que a quantidade de combustível que o veículo recebe é inferior à que foi comprada.

Embora a situação seja considerada ilícita, é uma prática comum em estabelecimentos espalhados por todo o Brasil, segundo o diretor do Inmet. Daí a necessidade de ações por parte dos órgãos fiscalizadores. “O Inmetro está com um plano nacional de investigação feito em conjunto com as Secretarias de Segurança Pública para combater esta situação. Encontramos neste posto em Teresina uma placa com indícios de adulteração, sendo controlada por controle remoto. Recolhemos a CPU desta bomba e encaminhados para laboratório”, relata Neuton.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Golpe da bomba de combustível adulterada: entenda como funciona e saiba se proteger

A CPU da bomba onde foram achados indícios de adulteração foi encaminhada para um laboratório autorizado pelo Inmetro. O mais próximo de Teresina fica localizado em São Luís do Maranhão.

O diretor do Inmetro faz um apelo aos consumidores para que fiquem atentos quando forem abastecer seus veículos. É que a fraude é seletiva, ou seja, pode ser aplicada em apenas alguns consumidores em determinados momentos. Confira abaixo algumas dicas de como evitar cair no golpe da fraude eletrônica da bomba de combustível:

Teste do balde: todo posto de combustível é obrigado a ter um balde aferidor de 20 litros certificado pelo Inmetro para que os clientes possam verificar a bomba. O consumidor pode solicitar o teste para conferir se a bomba está entregando a quantidade correta de combustível.

Atenção ao visor: se certifique de que o visor da bomba está zerado antes de começar o abastecimento e observe o valor por litro, comparando com o preço anunciado.

Acompanhe o consumo do carro: fique atento ao despenho e ao consumo do veículo após abastecer. Se notar que a autonomia está menor que o normal ou se houver perda de potência ou falhas, pode ser um sinal de fraude ou de combustível adulterado.

Busque estabelecimentos com tecnologias antifraude: bombas de combustível mais novas vêm equipadas com sistemas para evitar a manipulação. Elas possuem uma assinatura digital que valida cada estabelecimento, dificultando a adulteração à distância. Procure postos de combustível confiáveis e pesquise antes de abastecer.

Como denunciar

Denúncias de suspeita de fraudes podem ser feitas à Agência Nacional do Petróleo (ANP) pelo telefone 0800 970 0267 ou pelo site da agência. O Procon também deve ser acionado.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.