Portal O Dia

Gerson Castelo Branco recebe título de Doutor Honoris Causa na UFPI

Uma trajetória de mais de 50 anos elaborando projetos de arquitetura que encantam a todos foi coroada na noite desta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, com a concessão do Título de Doutor Honoris Causa a Gerson Castelo Branco – autodidata conhecido por inúmeros projetos de arquitetura, principalmente no litoral piauiense. A proposta foi aprovada por unanimidade na UFPI após ser apresentada por Viriato Campelo, professor da instituição.

Daniel Pessoa/O Dia
Gerson Castelo Branco recebe o título de Doutor Honoris Causa na UFPI.

“A Universidade tem esse papel, que é de reconhecer um trabalho de mais de 50 anos de uma pessoa que deu uma contribuição ao longo dos anos para o desenvolvimento do Piauí. Ele tem toda uma trajetória vitoriosa. Ele propõe ao longo da vida que o ambiente esteja em sintonia com a natureza, com a utilização dos materiais que fazem parte do nosso cotidiano. Estamos consolidando uma trajetória da forma mais brilhante possível”, disse Viriato.

Daniel Pessoa/O Dia
Viriato Campelo, ex-vice reitor da UFPI.

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor da UFPI, Edimilson Miranda, que citou que Gerson Castelo Branco é um cidadão que tem contribuído muito com a cultura, com a literatura e com a arquitetura do Estado do Piauí. “Estamos incorporando essa obra vivida e realizada por ele à nossa instituição. A instituição geralmente dá esse título a personalidades que têm destaque na cultura, no esporte e em todas as áreas de atuação. O Gerson Castelo Branco tem um trabalho reconhecido dentro e fora do país”, disse.

Daniel Pessoa/O Dia
Edmilson Miranda, vice reitor da UFPI.

Gerson Castelo Branco

O arquiteto nasceu em Parnaíba, em 1948. Ainda jovem, realizou projetos de arquitetura para residências em Fortaleza, Teresina e em diversas cidades brasileiras. As paraqueiras – estilo de casas que integram a arquitetura à natureza deram destaque ao trabalho do piauiense, que ao longo de sua carreira, se consolidou pelo processo criativo que respeita o meio ambiente e adequa projetos à natureza.

Durante a solenidade, Gerson Castelo Branco ressaltou que ao longo de sua vida profissional, recebeu vários prêmios fora do país, mas aqui no Brasil, não tinha reconhecimento. Ele ressaltou que com seus 77 anos, ainda criativo e fazendo a cada dia que passa projetos mais maravilhosos, ele recebe o reconhecimento com muita felicidade.

Daniel Pessoa/O Dia
Edmilson Miranda, vice reitor da UFPI.

“Naturalmente meu trabalho é mais fora do Piauí, porque o Piauí faz tempo que eu não tenho uma relação de trabalho, mas tenho um orgulho muito grande de ser filho dessa terra. Ter nos meus sobrenomes tantos nomes como os Carvalho, os Melos, os Pires Ferreira, os Regos, os Lopes, tudo isso faz parte dessa essência, isso aqui é uma grande família. Então, é bom estar aqui, é um prazer estar aqui recebendo esse reconhecimento”, disse.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.