O deputado estadual Georgiano Neto (MDB) se reuniu nesta quarta-feira (11) com o presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, e anunciou que deverá oficializar sua filiação à nova legenda no mês de março. A movimentação marca um passo importante na estratégia política do parlamentar, que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2026.
LEIA TAMBÉM
Após o encontro, Georgiano publicou o encontro nas redes sociais e destacou o avanço das tratativas e confirmou a mudança partidária por meio de declaração pública. "Dia de diálogo produtivo com o Gilberto Kassab, presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD)! Estamos avançando na minha filiação ao partido em março e dando um passo firme rumo à pré-candidatura a Deputado Federal em 2026. É só o começo de uma caminhada feita com trabalho, coragem e compromisso com o povo", postou o parlamentar.
A ida de Georgiano para o PSD ocorre dentro de um contexto político já estabelecido entre as duas siglas. MDB e PSD mantêm, desde a última eleição para deputado, um acordo de coligação cruzada. Pelo entendimento, o PSD concentra candidaturas para deputado federal, enquanto o MDB prioriza a disputa para deputado estadual. Na prática, isso tem levado parlamentares emedebistas que desejam concorrer à Câmara Federal a migrarem para o PSD — caso agora de Neto.
Ele estava no MDB em função do acordo político, mas deve se filiar ao PSD, partido presidido no estado por seu pai. A estratégia também tem impacto no fundo eleitoral. A chamada fusão cruzada entre MDB e PSD acaba, na visão de membros do MDB, favorecendo o PSD no recebimento de recursos, já que o cálculo para distribuição do fundo considera apenas os votos obtidos para deputado federal.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.