A indicação do advogado Garcias Guedes Rodrigues Júnior para assumir a presidência da Agespisa no processo de liquidação da empresa foi aprovada nesta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) por unanimidade dos 23 parlamentares que estavam presentes na sessão plenária.
Garcias assume agora a Agespisa em um momento decisivo da empresa, que está em fase de liquidação no processo de Parceria Público-Privada (PPP), realizada junto à concessionária Águas do Piauí. No processo, é prevista a universalização do acesso à água potável até 2033 e do esgotamento sanitário até 2040 nos 224 municípios piauienses.
O deputado Wilson Brandão, durante a sabatina do agora presidente, comentou sobre a situação dos servidores públicos da Agespisa que não tinham aderido ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) e sobre as medidas que serão tomadas quanto ao patrimônio da empresa.
LEIA TAMBÉM
Garcias Guedes então respondeu que 65% dos servidores fizeram adesão ao PDV e que os demais entraram na Justiça contra a demissão. Apesar do aviso prévio, esses servidores seguem recebendo seus salários porque a decisão judicial suspendeu o desligamento.
Em relação ao patrimônio, o agora nomeado afirmou que os bens reversíveis já foram devolvidos ao Governo do Estado, e que a Agespisa está realizando um levantamento do restante dos bens. Ressaltou, ainda, que muitos desses bens estão penhorados por dívidas, e que os que estiverem livres serão leiloados.
O governo tem a expectativa de que a conclusão da liquidação da Agespisa ocorra até o final de julho. Até lá, será necessária a presença do gestor para garantir a continuidade administrativa e legal dos trabalhos da estatal, que agora serão conduzidos por Garcias Guedes na transição com a nova concessionária.
Conheça o novo gestor
O futuro diretor-presidente da Agespisa, Garcias Guedes, já tem passagem pelo Governo do Piauí. Em agosto de 2020, o então governador Wellington Dias (PT) indicou o advogado para ser o novo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). A troca de comando ocorreu após o Progressistas romper com o governo, retirando o indicado Arão Lobão da direção do órgão.
Garcias Guedes é pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil, pós-graduando em Licitações e Contratos, e já ocupou os cargos de diretor administrativo e assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde, além de assessor técnico do Instituto de Águas e Esgotos do Estado do Piauí.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.