O deputado estadual Felipe Sampaio (MDB) comentou sobre a possibilidade de o pai, o vice-governador Themístocles Sampaio Filho (MDB), disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nas eleições de 2026. Nos bastidores, a hipótese é considerada real e seria uma forma de compensação política ao vice, que deve deixar a chapa majoritária na próxima disputa eleitoral.
A movimentação faz parte das tratativas em torno de uma possível reeleição do governador Rafael Fonteles (PT), dentro da qual Felipe Sampaio poderia ser indicado para assumir uma secretaria estadual.
LEIA TAMBÉM
- MDB discute montagem de chapa e Themistocles Sampaio como candidato a deputado em 2026
- Compensação de Themístocles com o governador ainda não avançou, diz Severo Eulálio
- Themístocles Filho pode sair candidato a deputado no lugar do filho em 2026, diz Marcelo Castro
- Decisão está tomada e MDB busca compensação a Themístocles, diz Marcelo Castro
Em entrevista ao O Dia, o parlamentar evitou confirmar as articulações, afirmando que as definições só devem ocorrer no próximo ano.
“É uma pergunta que devem fazer para o governador e para o vice-governador. Ainda estão tendo as tratativas, essas respostas vão esclarecer mais para o próximo ano. Claro que cada partido quer seu espaço, quer melhorar, mas a gente está seguindo e só trabalhando. Eu aqui como deputado, até o final de 2026 estou como deputado, e irei trabalhar. Se será o vice-governador candidato a deputado estadual, vai se esclarecer mais para o próximo ano. Sendo ele ou sendo eu, eu sei que a gente vai continuar trabalhando para o desenvolvimento do Piauí, junto com o governador Rafael Fonteles e todo o time do governador”, afirmou.
Questionado sobre o andamento das negociações, Felipe explicou que as conversas são contínuas e envolvem também outros partidos da base aliada.
“Tem várias tratativas com o governador. Não foi só duas ou três vezes [que tratamos de compensação], vão ter várias outras. Como o PT também está tendo várias tratativas sobre a questão da vice, como os outros partidos, questão das chapinhas. Então, tudo isso é conversado durante muitas conversas. Não dá para se definir essas questões em uma ou duas conversas. E vai se esclarecer, como eu lhe disse, no próximo ano”, declarou.
O deputado ressaltou ainda que o MDB busca garantir espaço na futura composição política, destacando o papel de liderança exercido pelo vice-governador.
“O que a gente quer é ter o nosso espaço para a gente continuar trabalhando, trabalhando para desenvolver o Piauí. E eu tenho certeza que o governador é inteligente, do mesmo jeito da inteligência do vice-governador Themístocles Filho, que ele sempre teve essa luta na política, um líder político respeitado pelos piauienses, sabe trabalhar não só na política, mas também coordenando toda a política piauiense. E eu tenho certeza que o governador sabe disso”, relatou.
Ausência em agendas
Felipe Sampaio também comentou sobre a ausência do pai em algumas agendas oficiais do governo, minimizando especulações de afastamento político.
“Não é que ele não esteja participando. Ele como vice ele vai quando ele solicitado, vai quando o governador não pode estar presente nessa solenidade ele como vice ele faz presente nessas solenidades. Agora mesmo ele teve uma solenidade no Karnak. Isso é de acordo com cada solenidade. Ele como vice-governador tem o espaço dele para tratar com as lideranças, visitar as lideranças, como ele sempre fez. De estar visitando cada liderança onde a gente é bem votado. E eu tenho certeza que é só um mal entendido da imprensa, mas está tendo as conversas, estamos alinhados com o governador e seguiremos alinhados para a reeleição dele”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.