Portal O Dia

Falta de água cancela atendimento de mais de 90 pacientes em clínica de hemodiálise em Parnaíba

Em Parnaíba, uma clínica médica cancelou o atendimento de mais de 90 pacientes que realizariam tratamento de hemodiálise nesta quarta-feira (24), devido à falta de água no estabelecimento. Segundo a instituição, o desabastecimento já dura mais de 24 horas. Em nota, a Águas do Piauí informou ter enviado um caminhão-pipa para o abastecimento da clínica, mas que a oferta foi recusada pelo estabelecimento.

Google Street View
Clinica Unirim afirmou que a falta de água dura mais de 24h, a empresa Águas do Piauí informou que a clínica teria recusado um carro-pipa.

A clínica informou que o desabastecimento teve início na manhã de terça-feira (23) e que entrou em contato com a empresa Águas do Piauí para solicitar o restabelecimento do serviço. Ainda segundo a instituição, foi informado que a regularização ocorreria de forma gradativa, porém destacou que os pacientes não podem aguardar, devido à necessidade imediata da realização da diálise.

Ainda de acordo com nota divulgada pelo estabelecimento médico, a empresa Águas do Piauí teria apresentado, na semana passada, um plano operacional para reforçar o abastecimento de água no município. No entanto, a água teria faltado já no dia seguinte, permanecendo mais de 24 horas sem fornecimento e prejudicando pacientes em tratamento de hemodiálise.

Em nota, a Águas do Piauí informou que o fornecimento de água em Parnaíba foi prejudicado por uma instabilidade no fornecimento de energia elétrica no município, ocorrida durante a madrugada. Segundo a empresa, as oscilações comprometeram os sistemas de captação, tratamento e bombeamento de água.

Confira a nota da Águas do Piauí na íntegra.

A Águas do Piauí informa que a falta de água registrada em Parnaíba, a partir do dia 23 de dezembro, foi causada por instabilidade prolongada no fornecimento de energia elétrica, identificada durante a madrugada. As oscilações comprometeram sistemas essenciais de captação, tratamento e bombeamento de água, impactando temporariamente o abastecimento em diferentes pontos da cidade.

Considerando a natureza essencial dos serviços prestados pela Clínica de Nefrologia e Hemodiálise de Parnaíba (UNIRIM), a concessionária disponibilizou, de forma imediata, o serviço de carro-pipa com água potável, atendendo rigorosamente a todos os padrões de potabilidade exigidos pelos órgãos reguladores. A oferta do serviço, no entanto, foi recusada pela clínica.

Como ação preventiva para reduzir riscos operacionais neste período de maior consumo e recorrentes oscilações elétricas, a concessionária executa a Operação Águas no Litoral, com o uso de 12 geradores de energia. Os equipamentos operam preventivamente nas noites dos dias 24 e 31 de dezembro, em pontos estratégicos como captações e Estações de Tratamento de Água, garantindo a continuidade da operação.

A operação também inclui medidas que ampliam a produção de água em até 140 mil litros por hora e aumentam a capacidade de reservação em cerca de 1 milhão de litros, além do reforço das equipes de plantão para atuação imediata em situações emergenciais.

Canais de atendimento

E para esclarecer dúvidas da população e atender suas demandas, a Águas do Piauí conta com canais oficiais que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do 0800 223 2000, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, além do aplicativo Águas App.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.