Foi autorizado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional o estudo de viabilidade da transposição do Rio São Francisco no Piauí. As obras previstas incluem o canal de integração do Sertão Piauiense e o canal de integração da Bacia do São Francisco com as bacias dos rios Piauí e Canindé. Trata-se de um dos maiores projetos de infraestrutura hídrica do Brasil para levar água às regiões semiáridas do Nordeste.
O estudo de viabilidade da obra no Piauí recebeu autorização direta do Departamento de Projetos Especiais do Ministério da Integração e, agora, será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) para apresentar o plano de trabalho referente aos canais de integração da bacia do São Francisco em território piauiense. O objetivo é discutir o tema com a bancada federal, entidades e representantes da sociedade civil.
A autorização concedida pelo Ministério da Integração se refere ao Eixo Oeste, que inclui o Piauí no projeto de transposição do São Francisco por meio da ligação do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, aos rios Piauí e Canindé. Estima-se que a integração beneficie diretamente 42 municípios piauienses tais como São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Patos do Piauí, Simões, Jaicós, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina.
Indiretamente, outros 89 municípios do Estado podem ser beneficiados com a transposição do São Francisco no Piauí.
LEIA TAMBÉM
O assunto vem sendo amplamente debatido entre as bancadas estadual e federal piauienses desde o começo de 2024, quando parlamentares da Alepi começaram a defender a inclusão do Piauí no plano de transposição das águas do Velho Chico para os demais estados do Nordeste.
“Estamos lutando há anos pela transposição. Em 2024, tivemos em Brasília, articulando com o ministro da Integração e sua equipe. O estudo de viabilidade técnica concretiza esse trabalho. A transposição vai trazer alternativas para combater o problema da falta de acesso à água que atinge, principal, os piauienses do semiárido”, diz o deputado Franzé Silva.
Fase de planejamento está sendo concluída
A fase de planejamento para iniciar o estudo de viabilidade está sendo concluída, segundo o que informou Bruno Cravo Alves, diretor do Departamento de Projetos Especiais do Ministério da Integração. Com a autorização, o estudo foi incluído no contrato de consultoria com o governo federal. “Poderemos iniciar as atividades tanto de coleta de informações de campo, como de escritório”, diz Bruno.
O Ministério da Integração fará uma apresentação do plano de trabalho aos parlamentares e à população piauiense para explicar o que será feito e em quanto tempo. A estimativa é de que a transposição do Rio São Francisco no Piauí custe cerca de R$ 45 milhões. A bancada estadual já articulou com a bancada federal a inclusão de R$ 10 milhões para o projeto no Orçamento Geral da União 2025.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.