Tramita na Câmara de Deputados um projeto de lei que torna obrigatória a criação, perto de escolas, de áreas reservadas ou vagas exclusivas para embarque e desembarque de estudantes de ônibus e vans escolares. A matéria, de autoria do ex-deputado Abou Anni (SP), foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Casa pela relatora, a deputada Natália Bonavides (PT-RN).
Conforme a parlamentar, a ausência de espaços adequados para o transporte escolar para próximo à escola pode expor os estudantes a riscos significativos, especialmente nos grandes centros urbanos.
LEIA TAMBÉM
- Caderneta de vacinação de crianças e adolescentes pode ser atualizada durante as férias escolares
- Escolas do Piauí vão ensinar sobre danos causados por jogos de azar e apostas; entenda
- Acidentes domésticos durante as férias escolares: prevenção e primeiros socorros
- Jogos Escolares 2025: Competições no Piauí devem reunir mais de 15 mil atletas em 22 modalidades
- Colônia de férias: brincar, aprender e se desenvolver durante as férias escolares
“A proposta promoverá a implantação de locais mais seguros para o embarque e desembarque de alunos e contribuirá para a diminuição dos riscos durante sua trajetória a pé para o estabelecimento de ensino”, disse.
Ainda segundo ela, a proposta acerta ao preservar a autonomia do poder local para organizar e implantar áreas e vagas para veículos especialmente destinados à condução coletiva de estudantes
“São os órgãos com circunscrição sobre a via que melhor conhecem as características do trânsito local e que definem os locais mais adequados para embarque, desembarque e deslocamento”, explicou a deputada.
O texto ainda será baseado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Casa. Para mudar a lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.