Portal O Dia

Embaixador cubano recebe título de cidadania piauiense na Alepi

Nesta quarta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) concederá um Título de Cidadania Piauiense ao embaixador cubano Adolfo Curbelo Castellanos. O requerimento para a homenagem foi apresentado pelo vice-presidente da Alepi, deputado Francisco Limma (PT).

Divulgação
Embaixador cubano recebe título de cidadania piauiense na Alepi

Castellanos é diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores de Cuba e assumiu oficialmente o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário em maio de 2023. Antes disso, atuava como encarregado de Negócios na Embaixada de Cuba em Brasília. A homenagem acontece enquanto o embaixador participa da 3ª edição da Feira Literária da Diversidade, Raça, Etnia e Gênero, em Teresina.

“Desde sua chegada ao Brasil, tem trabalhado ativamente para o fortalecimento das relações bilaterais entre Cuba e Brasil. Participou de diversas iniciativas e reuniões com autoridades brasileiras, nas quais foram abordados temas como: Cooperação em saúde, inovação e biotecnologia; Parcerias no setor agrícola e segurança alimentar; Expansão das relações comerciais e turísticas”, destacou Limma.

Segundo o parlamentar, o embaixador tem priorizado o aumento do fluxo comercial entre os dois países, além de fomentar o turismo, com atenção especial ao fortalecimento dos laços com a região Nordeste do Brasil.

Com uma trajetória extensa no serviço diplomático, Castellanos já representou Cuba em diversos países, como União Soviética, Federação Russa, Jamaica, Panamá, Paraguai e Chile, onde chefiou a missão diplomática cubana.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.