Os olhos de todo o Brasil irão se voltar para os céus em busca de apreciar o eclipse anular do sol, também chamado de eclipse solar anular. O fenômeno ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo parcialmente o Sol e criando o que parece um “anel de fogo” no céu. Esse evento oferece uma experiência visual única, que atrai tanto astrônomos quanto os curiosos de plantão.
LEIA TAMBÉM
Moradores dos estados do Norte e Nordeste poderão ter uma visão privilegiada do evento celestial que ocorre na tarde deste sábado (14). O PortalODia.com reuniu alguns locais em que você poderá observar com mais clareza o eclipse solar anular.
Se você está em Teresina, o fenômeno estará visível às 16h41min. O Planetário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) será um ótimo local para visualizar o eclipse. Ao programa de TV O Dia News, da O Dia TV, a coordenadora do planetário, profa. Cláudia Melo, informou que o campus universitário irá auxiliar na observação do evento a partir das 15h30.
A observação, no entanto, será indireta, com transmissão em telão na Universidade e via live pelo Instagram. A coordenadora ressaltou, ainda, cuidados básicos para aqueles que desejam observar o eclipse solar anular.
“Faremos isso [a transmissão] sem o risco de comprometer sua visão, que é um perigo que as pessoas cometem se você olhar diretamente para o Sol. Isso pode causar acidentes graves e você pode correr o risco até de perder a visão. Não é recomendado que você olhe sem nenhum tipo de proteção”, explicou a docente.
Confira a entrevista na íntegra:
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) também transmitirá o evento diretamente de Juazeiro do Norte, no Ceará. A cidade foi escolhida em razão de ser um dos melhores locais para visualização do eclipse.
A transmissão será feita pelo site oficial da Nasa e também pelo canal do YouTube da agência espacial.
Eclipse anular do sol no Piauí
Segundo o Observatório Nacional do Governo do Federal, todo o Piauí terá a oportunidade de observar o eclipse sonar anular. O destaque está para a região central do Estado, a exemplo das cidades de Oeiras, Floriano e Picos que poderão conferir o evento em seu auge. Nestes locais, o eclipse poderá ser visto em cerca de 90%.
Além disso, nas demais regiões do Piauí o eclipse anular do sol poderá ser visto em 80%. A partir das 15h até às 17h30, aproximadamente, os piauienses terão a oportunidade única de visualizar o evento celestial.
Há quase 30 anos o Brasil não via um eclipse solar anular ou total. Registros dão conta que a última vez que o fato aconteceu foi em 24 de abril de 1995. Já um eclipse solar total aconteceu em 3 de novembro de 1994.