Quem se encantou com o “anel de fogo” ocorrido no início deste mês, poderá ver um novo eclipse neste sábado (28). O mês de outubro se consagra como mês propício aos fenômenos celestiais, e piauienses poderão se encantar novamente com a ocorrência de um eclipse lunar parcial, que poderá ser visto de várias partes do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Dessa vez, ao contrário do eclipse solar, o fenômeno poderá ser visto sem a preocupação de prejudicar a retina com a observação direta do Sol. Além do Piauí, pessoas que residem nos estados de Minas Gerais, Bahia e Maranhão poderão ver o eclipse lunar com maior intensidade.
Segundo informações do Observatório Nacional, o eclipse lunar poderá ser visto apenas quando o Sol se pôr. Nesse caso, é recomendável procurar locais com boa visibilidade para o leste, já que a Lua nascerá com o eclipse em andamento.
A entidade nacional destacou que poderão ser vistos vários tipos de eclipses lunares pelo Brasil. Em todos os eclipses parciais, o fenômeno passa primeiro pela fase penumbral, seguida da fase parcial e, por fim, a penumbral novamente.
O eclipse lunar parcial tem previsão de início às 15h01 e terminará às 19h26, encerrando o espetáculo. Ao todo, o eclipse completo vai durar 4 horas e 25 minutos e a fase parcial 1 hora e 18 minutos. No Piauí, o eclipse lunar tem início às 17h31.
Transmissão ao vivo
O Observatório Nacional fará a transmissão do evento celestial neste sábado (28). Segundo a entidade, uma transmissão pelo canal do YouTube está marcada para iniciar às 15h (horário de Brasília).
De acordo com o Time and Date, além do Brasil, o eclipse será visível em várias partes do mundo, incluindo Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.