Portal O Dia

“Disputa por bases no interior é natural”, afirma líder do governo na Alepi

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Dr. Vinicius (PT), comentou sobre as recentes disputas por bases eleitorais no interior do estado. Segundo ele, o cenário é considerado natural, especialmente diante da proximidade das eleições de 2026.

Assis Fernandes / O Dia
“Disputa por bases no interior é natural”, afirma líder do governo na Alepi

Em entrevista ao PortalODia.com, o parlamentar destacou que as movimentações políticas fazem parte do processo eleitoral e que o diálogo entre os aliados é essencial para evitar conflitos.

“É natural a disputa de base. O número de votos é o mesmo que você vai disputar e é natural que haja mudanças de base. Você tem que rodar mais, conversar mais, ter um diálogo, às vezes procurar o colega aquele que você está achando que está tendo uma invasão, mas discutir a realidade”, disse.

Dr. Vinicius também explicou que, nas cidades do interior, as disputas tendem a ser mais polarizadas.

“Às vezes você tem situações municipais que levam a essa dificuldade. A gente sabe que o interior do estado, ele sempre tem, normalmente só são dois lados, tem a situação e a oposição. E naturalmente quando você tem um deputado federal que está do lado da situação ele tende a puxar a maioria da base da situação para você ficar do seu lado e o da oposição da mesma forma”, argumentou.

O deputado ressaltou ainda que o foco principal deve ser fortalecer a base de apoio ao presidente Lula e ao governador Rafael Fonteles, tanto no Congresso quanto na Assembleia Legislativa.

“Acho que precisa ter um diálogo, afinal de contas, o nosso objetivo é um só: é ter a maior base de deputados federais ao lado do presidente Lula e ao lado do governador Rafael e a maior base de deputados estaduais do lado do presidente Lula e do governador Rafael”, relatou.

Prefeitos pedem mais atenção do governo

Durante a entrevista, Dr. Vinicius também comentou sobre os pedidos de prefeitos do interior por maior atenção do Governo do Estado em relação aos investimentos municipais. Segundo ele, nunca houve um volume tão grande de recursos e obras voltadas para os municípios piauienses.

“Nunca teve tanto investimento como foi nesses três anos. O investimento vultuoso, sendo escutado os prefeitos, a forma que o governador Rafael tratou os prefeitos foi eles escolhiam a obra para poder realizar e paralelo a isso a parte administrativa do estado na parte de segurança, de saúde e de educação sendo compartilhada e dando estrutura com parceria com todos os municípios”, afirmou.

O parlamentar acrescentou que o governador Rafael Fonteles mantém diálogo com todos os prefeitos, inclusive com aqueles que não foram eleitos.

“O governador recebeu todos os prefeitos, tanto os que estão hoje no mandato, quanto aqueles que também concorreram, que não obtiveram êxito na eleição recebeu esses candidatos, está ouvindo todo mundo para poder tomar as melhores decisões de investimento na cidade. Nenhum investimento no Estado foi realizado sem a escuta popular, seja por orçamento participativo, pela OPA, ou direcionada por um líder político”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.