Pelo menos 37.537 piauienses estão aptos a serem ressarcidos dos descontos indevidos em seus contracheques do INSS. Destes, 11.112, o que representa 29,6% do total, já aderiram ao acordo de ressarcimento. O prazo foi aberto há uma semana. Em todo o Brasil, mais de 582 mil beneficiários já fizeram assinaram acordo com o Governo Federal, o que representa 30,4% do total de beneficiários atos para assinar a adesão em todo o país.
As maiores adesões foram registradas no Estados de São Paulo (114.559), Minas Gerais (57.318), Bahia (55.786) e Rio de Janeiro (55.080). Estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul apresentam índices superior a 31% de adesão. O Piauí faz parte do grupo de 13 estados brasileiros onde a taxa de adesão ainda não passou dos 30%.
Quem pode pedir ressarcimento ao INSS?
Estão aptos a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos já superaram esse prazo, por isso, já podem aderir ao acordo. Esses pedidos pertencem a 1,9 milhão de pessoas, já quem um mesmo beneficiário pode ter feito mais de uma contestação.
A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm direito a receber.
A adesão pode ser feita através do:
- Aplicativo Meu INSS (site ou app)
- Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios.
Dúvidas, consultas e contestações podem ser tiradas e feitas na Central 135. Mas o número não está disponível para adesão ao acordo de ressarcimento.
Como aderir ao acordo?
Para aderir ao acordo, o beneficiário deve registrar a contestação do desconto indevido e aguardar 15 dias úteis para que a entidade responda. Se não houver resposta, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.
Como fazer o acordo pelo Meu INSS?
- Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha
- Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um ano)
- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”
- Clique em “Enviar” e depois é só aguardar o pagamento.
Os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades seguem abertos e ficarão disponíveis até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Esse prazo pode ser prorrogado se houver necessidade.
O pagamento dos valores será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício. Os depósitos começam na próxima quinta-feira (24), respeitando a ordem de adesão.
LEIA TAMBÉM
- Começa nesta sexta (11) o prazo para aposentados e pensionistas aderirem ao acordo de ressarcimento do INSS
- Piauí terá 15 novos peritos para agências do INSS; veja lista de aprovados
- Piauí conta com 174 agências dos Correios para atender aposentados com descontos indevidos no INSS
- INSS sabe precisamente quem são as pessoas que foram lesadas por fraudes, diz MPF
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.