Portal O Dia

Deputados piauienses comemoram com alívio decisão de Fux que evita perda de vagas

Deputados piauienses celebraram a decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que prorrogou para 2030 os efeitos da redução no número de parlamentares. O veto do presidente Lula havia determinado que o Piauí perderia seis vagas na Assembleia Legislativa e duas na Câmara Federal já nas próximas eleições.

Assis Fernandes/O Dia
Com o veto, o Piauí perderia 6 cadeiras na Alepi em 2026.

O deputado Gessivaldo Isaías avaliou a medida como um alívio para os políticos que disputarão as eleições de 2026.

De acordo com ele, seria injusto que o Piauí, com cerca de 3 milhões de habitantes, tivesse a mesma quantidade de representantes de estados como Tocantins, Acre, Amapá, Roraima e Rondônia, que possuem aproximadamente 1 milhão de habitantes. A decisão, segundo Gessivaldo, dá mais tempo para que os deputados federais articulem uma solução definitiva que evite a redução de cadeiras.

Assis Fernandes / O DIA
Gessivaldo Isaías disse que a decisão traz mais tranquilidade para os deputados.

“Eu creio que o Congresso sendo mantido na próxima legislatura, será analisado como é que vai se comportar o Piauí, que crescerá também no número de habitantes, e isso em relação à posição dos deputados estaduais e federais dá uma dinâmica melhor para o trabalho”, declarou.

O parlamentar acrescentou que, embora toda eleição seja um processo desafiador, a manutenção do número de vagas traz mais tranquilidade para quem pretende concorrer no próximo pleito.

“Eu creio que para todos os deputados da casa que estão exercendo o mandato, essa manutenção das vagas dá um pouco de alívio a todos, não que eles possam não ser eleitos [...] mas pelo menos para ter uma competitividade e uma chance de permanecer no mandato, eu creio que foi uma decisão assertiva”, afirmou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.