Deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) manifestaram pesar e cobraram ações rigorosas após o assassinato do vereador de Parnaíba, Thiciano Ribeiro da Cruz, e de sua companheira, a ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Miranda. O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), ao lado de um hospital particular no Centro de Teresina. O suspeito, ex-companheiro da ex-comandante, foi preso ainda no final da manhã.
Os parlamentares destacaram a ligação das vítimas com a cidade de Parnaíba e ressaltaram a gravidade do crime. O deputado Dr. Hélio (MDB) afirmou que o município está de luto e que é necessário endurecer as leis para coibir crimes desse tipo. “Meus sentimentos à família e à cidade de Parnaíba, que está chocada. Esse crime reflete a condição de violência que vivemos. Precisamos refletir sobre como tratar esses crimes hediondos, temos que apertar as penas para inibir esses criminosos”, disse.
A deputada Gracinha Mão Santa (PP), que também tinha proximidade com as vítimas, lamentou o ocorrido e destacou a violência da ação. Para ela, o crime reforça a necessidade de valores éticos e espirituais na sociedade. “O que a gente tira de lição é que o homem é o lobo do próprio homem. Não existe perdão por matar alguém de forma tão fria, premeditada. Falta temência a Deus e devemos agir sob suas leis”, declarou.
Outro parlamentar que se pronunciou foi Gil Carlos (PT), que classificou o assassinato como um ato covarde e bárbaro. Ele defendeu punições severas e lembrou que a impunidade pode alimentar novos crimes. “Devemos ser implacáveis com os autores desse crime covarde, cometido à luz do dia, em via de tráfego intenso. A sensação de impunidade é o que, talvez, estimula aqueles que manifestam sua violência em atos tão insanos e nocivos à convivência social”, ressaltou.
O deputado Henrique Pires (MDB) chamou atenção para a banalização da vida e criticou a cultura de armamento. “Temos visto a banalização da vida, e sou radicalmente contra o armamento da população. Peço a Deus que a justiça seja feita”, afirmou. Para ele, a violência é um reflexo de falhas sociais e exige medidas firmes por parte das autoridades.
Tiago Vasconcelos (MDB) reforçou a comoção causada pelo duplo homicídio e também associou o crime à falta de valores espirituais. “O Piauí está chocado com esse crime. Esperamos que providências sejam tomadas. É a falta de Deus nas vidas das pessoas que leva os seres humanos a praticarem atos absurdos”, declarou o parlamentar.
Prefeitura de Parnaíba lamentou as mortes
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.