Portal O Dia

Deputado Gustavo Neiva critica Governo por tentar retirar imóveis do Fundo de Previdência do Piauí

O deputado Gustavo Neiva (PP) criticou a ação do Governo do Piauí de liquidar os imóveis em desuso do Fundo de Previdência e destiná-los a outras finalidades. Os questionamentos do parlamentar, que é relator do projeto, ocorreram durante audiência pública na Comissão de Administração e Política Social da Assembleia.

Divulgação Alepi
Gustavo Neiva (PP) durante a audiência na Alepi.

A crítica do parlamentar se dá porque, segundo ele, o poder executivo estaria tentando mexer no patrimônio dos aposentados sem nenhum diálogo. Ele questionou o real motivo do Governo em retirar os imóveis da Previdência e os possíveis ganhos para o instituto.

“O Estado colocou esse patrimônio no Fundo da Previdência para dar liquidez. Não podemos aceitar que ele retire esses bens. A grande questão é: qual a orientação sobre os bens que estão sendo retirados? É alienar, é vender? Se vender, os recursos vão para o Fundo?", perguntou.

Em resposta, o presidente da Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev) disse que o instituto deve capitalizar o seu fundo, mas explicou que recebeu pedidos de utilização dos imóveis de prefeituras e secretarias, porém não podia monetizá-los. “Para a Fundação, não adianta ter um terreno baldio. Prefiro imóveis que posso monetizar. O que queremos é melhorar os imóveis do Fundo”, disse.

O superintendente da PiauíPrev, Marcos Steiner, informou ainda que não existe interesse em vender os bens, pois o valor da arrecadação, que daria cerca de R$ 1,5 bilhão, não pagaria um ano de folha dos aposentados e pensionistas. “Estamos tentando achar dinheiro novo. Chegamos a ter déficit de R$ 1 bilhão por ano”, contou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.