O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 16 cidades piauienses por desastres naturais no interior do estado. Os reconhecimentos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) nesta semana.
Conforme a portaria, os reconhecimentos de situação de emergência tem como base formulários preenchidos pelos gestores municipais das referidas cidades após a grave seca que assola as regiões no interior.
LEIA TAMBÉM
- Transposição do São Francisco para o Piauí entra no Novo PAC e retoma promessa histórica de combate à seca
- Seca no Piauí: Governo Federal decreta situação de emergência em mais cinco cidades
- Governo decreta situação de emergência em 119 cidades do Piauí devido à seca
- Cidades do Piauí atingidas pela seca discutem ações emergenciais de combate ao desabastecimento de água
- Seca castiga o Piauí e 126 municípios estão em situação de emergência
Confira as cidades:
- São Luís do Piauí
- Palmeira do Piauí
- Bonfim do Piauí
- Caridade do Piauí
- Caldeirão Grande do Piauí
- São José do Piauí
- Tamboril do Piauí
- Santo Inácio do Piauí
- Itaueira
- Jurema
- Dom Expedito Lopes
- Corrente
- Massapê do Piauí
- Santa Luz
- Buriti dos Montes
- Vera Mendes
Em todo o Brasil, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 27 cidades. Além do Piauí, também sofrem por desastres naturais os estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os casos entre os estados se diferenciam, pois não são somente pela grave seca. Segundo as portarias, há casos sobre incêndio florestal, estiagem, erosão de margem fluvial e também vendaval.
Desse modo, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compras de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Solicitação dos recursos
Para solicitar os recursos federais, as prefeituras municipais deverão acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a fim de preencher as informações necessárias para a liberação dos valores. Com os dados prestados e planos de trabalhos devidamente preenchidos, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.