A Polícia Civil do Estado do Piauí revelou nesta segunda-feira (21) que líderes de uma facção criminosa atuante na Zona Norte de Teresina, mesmo custodiados no sistema prisional estadual, planejavam retaliações e chegaram a fazer ameaças diretas ao delegado Charles de Holanda Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
LEIA TAMBÉM
As investigações, formalizadas no Inquérito Policial nº 7332/2025, identificaram movimentações suspeitas dentro e fora dos presídios, envolvendo uma célula local da facção, já monitorada por ações anteriores do DRACO. Os nomes de Reginaldo José de Oliveira Sousa, conhecido como "Regin", e Antônio de Deus Pereira Neto, o "Fantasmão", aparecem como principais articuladores do plano criminoso.
Segundo a Polícia Civil, as ameaças contra o delegado foram motivadas por recentes operações que resultaram na prisão de lideranças da facção, apreensões de armamentos de grosso calibre e cerca de 40 quilos de pasta base de cocaína. As ações ofensivas teriam provocado a reação do grupo criminoso, que, mesmo sob custódia, articulava retaliações contra servidores da segurança pública.
Além de ameaças diretas ao delegado Charles Pessoa, o DRACO identificou o envolvimento de dezenas de membros da organização, incluindo indivíduos monitorados por tornozeleira eletrônica e até familiares diretos dos chefes da facção — reforçando o caráter estruturado e hierárquico do grupo.
Com base no relatório técnico e nas evidências coletadas, o delegado responsável pela investigação representou junto ao Poder Judiciário pela decretação de prisões temporárias, mandados de busca e apreensão, transferência dos líderes para presídios federais e aplicação de medidas disciplinares mais rígidas no sistema prisional.
A Polícia Civil informou ainda que medidas complementares de inteligência e segurança foram adotadas para garantir a integridade dos agentes públicos envolvidos nas investigações. Em nota, o DRACO reiterou seu compromisso com o combate ao crime organizado, a preservação da ordem pública e a proteção dos servidores que atuam na linha de frente do enfrentamento às facções criminosas no estado.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.