Portal O Dia

Criminosos usavam dados de CNH para fraudar financiamentos de veículos no Piauí

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Ouroboros, focada em desarticular um esquema de fraudes em financiamentos de veículos no Piauí. A investigação revelou que criminosos simulavam entrevistas de emprego para obter dados de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de pessoas e, com essas informações, financiavam veículos de forma fraudulenta.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Criminosos usavam dados de CNH para fraudar financiamentos de veículos no Piauí

A operação cumpriu três mandados judiciais, incluindo um de prisão temporária e dois de busca e apreensão em Teresina, expedidos pela 1ª Vara Federal do Piauí. Inicialmente investigado pela Polícia Civil como estelionato, o caso foi assumido pela Polícia Federal ao ser classificado como crime financeiro.

De acordo com a PF, os suspeitos utilizavam dados da CNH das vítimas para realizar financiamentos em revendedoras de veículos, sem que o verdadeiro proprietário soubesse, até que tentasse transferir o carro no Detran.

A ação de hoje visa identificar outros envolvidos e impedir novas fraudes. Os responsáveis responderão por obtenção de financiamento fraudulento, entre outros crimes que possam surgir durante a investigação.

Fraude de financiamento de veículos: o que fazer se for vítima do crime?

Se você descobriu que alguém usou seus dados para financiar um veículo sem sua autorização, é importante tomar algumas ações imediatas para se proteger e resolver a situação. Veja o que fazer:

Vá até a delegacia e registre um boletim de ocorrência relatando a fraude. É fundamental para formalizar o crime e dar início às investigações.

Informe o DETRAN do seu estado sobre a fraude. Isso ajuda a evitar que você seja responsabilizado por multas, impostos ou infrações relacionadas ao veículo fraudado.

Entre em contato com o banco ou a financeira que liberou o financiamento e relate a fraude. Peça a suspensão imediata do contrato e a investigação do caso.

Se você foi vítima de roubo de dados, tome medidas para proteger suas informações. Altere senhas de contas bancárias e ative alertas de segurança para monitorar qualquer uso indevido de seus dados.

Para evitar novos financiamentos fraudulentos, peça para colocar seu nome no cadastro de alertas de fraudes dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.