Portal O Dia

COP 30: Governador destaca transição energética e proteção da Caatinga como temas prioritários

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou do 4º Encontro Regional do ICLEI no Nordeste, evento que envolve governos municipais e estaduais no debate de temas globais, como meio ambiente, segurança hídrica e mudanças climáticas. Na ocasião, ele ressaltou o papel do Piauí e do Nordeste na liderança de políticas ambientais e de transição energética, destacando que o estado será um dos protagonistas brasileiros na COP 30.

Divulgação/Secom
COP 30: Governador destaca transição energética e proteção da Caatinga como temas prioritários

O encontro, iniciado nessa segunda-feira (20), em Teresina, tem como temas centrais a transição energética e alta eficiência da Caatinga na retenção de carbono, pautas que serão protagonizadas pelo Piauí e pelo Nordeste na COP 30. Rafael Fonteles comentou sobre a importância da região Nordeste nas discussões da COP 30, em especial sobre ações de prevenção às mudanças climáticas cada vez mais evidenciadas com o passar dos anos.

“É um grande prazer receber o quarto encontro regional do ICLEI. O Piauí vai apresentar o seu plano de ação climática e, junto com o Consórcio Nordeste, estaremos na COP30 defendendo a pauta da Caatinga, que tem um potencial de retenção de carbono de cinco a dez vezes superior ao da Amazônia. Essa será uma contribuição importante do Nordeste para o debate global sobre o clima”, destacou.

O evento faz parte da preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro. Na ocasião, os representantes do Governo do Piauí e ICLEI reafirmaram parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável de toda a região, entre elas a participação do Consórcio Nordeste no Hub de cidades e regiões, co-liderado pelo ICLEI, ONU-Habitat e Ministério das Cidades.

O ato solene foi marcado pela entrega ao governador do Plano Estadual de Ação Climática do Piauí, elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o ICLEI. O secretário-executivo do ICLEI para a América do Sul Piauí, Rodrigo Perpétuo, destaca que o Piauí é primeiro estado do Nordeste a elaborar o plano estadual, ouvindo as comunidades, os diferentes setores, e fortalecendo as políticas públicas ambientais.

“Aqui, com o Governo do Piauí, estamos abrindo o 4º Encontro Regional do ICLEI no Nordeste e entregando a conformidade climática com a resposta à Agenda de Paris, a agenda do clima. É o planejamento climático a partir de diagnósticos e estudos em parceria com o Governo do Estado que vai orientar ação climática, de curto, médio e longo prazo”, afirmou Rodrigo.

O secretário Feliphe Araújo destacou que além da transição energética, o ICLEI é uma oportunidade para discutir a justiça climática.

“Vamos levar para o COP30 vários temas, um deles é a transição energética, que seria uma nova industrialização não só para o Piauí, mas também para o Nordeste, tendo em vista as condições que nós temos de sol e de vento. Esse é um ponto que o governador quer levar para mostrar não só o Piauí, mas também o Nordeste já que ele é presidente do Consórcio Nordeste”, argumentou o gestor.

Feliphe Araújo acrescentou que o Piauí lidera a pauta do crédito de carbono e enfatizou a importância do bioma da Caatinga no Piauí no processo de descarbonização.

“A questão do crédito de carbono é outro tema que temos discutido muito. O crédito jurisdicional, ou seja, o crédito legal de carbono, pauta liderada pelo o Piauí, junto com o Pará e o Tocantins. Estamos bem avançados para termos esses recursos e aplicar cada vez mais no meio ambiente, fortalecendo as comunidades tradicionais, os povos originários e outras entidades ou pessoas que queriam trabalhar com crédito de carbono”, finalizou o secretário.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.