A conta de energia elétrica no Piauí terá revisão na tarifa a partir do próximo sábado (2). A medida vai afetar consumidores de alta e baixa tensão. A revisão que foi aprovada Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última terça-feira (28) é de 15,81%.
Segundo a Annel, a revisão tarifária Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A levou em consideração os custos relacionados à atividade de distribuição, encargos setoriais e outros fatores.
LEIA TAMBÉM
A Equatorial disse que o efeito médio a ser percebido pelo consumidor na fatura será de 14,70%. A concessionária explicou que a Revisão Tarifária Periódica é um instrumento previsto nos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica do país e ocorre anualmente para compensar a variação da inflação e do custo da energia.
REAJUSTE PARA ALTA TENSÃO: 16,07% - refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV).
REAJUSTE PARA BAIXA TENSÃO: 9,22% - refere-se às classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).
Bandeira para dezembro
A Aneel anunciou que a bandeira tarifária continuará verde no mês de dezembro, o que significa que não haverá cobrança de custos adicionais nas contas de energia elétrica. A sinalização se mantém verde desde abril de 2022 devido às condições favoráveis de geração.
“Com o anúncio do mês dezembro, fica confirmada a previsão feita no início de 2023 de bandeira verde para todo ano. A bandeira permanece assim desde abril de 2022 e, com isso, totalizamos 20 meses sem cobrança de custos adicionais nas contas de energia. A notícia é positiva e indica condições favoráveis de geração em todo o país”, disse o diretor-geral Sandoval Feitosa.