Manter a história viva é preservar a memória de um povo, de uma sociedade e de uma nação. É garantir que as futuras gerações saibam o valor de tudo aquilo que foi vivenciado por seus antepassados e preservem as conquistas e sonhos, sem abrir mão dos direitos conquistados. “História e Memória” foi o tema abordado em 2026, no 18º Concurso Jovens Escritores, realizado pela Fundação Octávio Miranda, em parceria com o Sistema O Dia de Comunicação e a Fundação Quixote, que premia, neste domingo (28), alunos e professores.
O concurso contemplou alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além de professores-orientadores. Entre ilustrações, cartas, narrativas e dissertações argumentativas, os participantes mostraram, através de suas visões, a importância da preservação da memória como ferramenta de fortalecimento da democracia.
Segundo a diretora comercial do Sistema O Dia de Comunicação, Renata Miranda, o concurso cumpre um papel importante ao incentivar os participantes a explorarem assuntos que nem sempre fazem parte do cotidiano escolar.
“Além da gente estimular temas que são mais difíceis de estar no dia a dia, o Sistema O Dia de Comunicação tem essa responsabilidade, que é essa grande fonte de memória da nossa cidade, da nossa história, de resgatar mesmo situações inéditas que aconteceram no nosso estado.”, destacou.
O Concurso Jovens Escritores vai além da avaliação da escrita e da construção textual. A iniciativa busca incentivar alunos e professores a desenvolverem um olhar mais crítico e criativo sobre os temas propostos, estimulando reflexões que ultrapassam os limites da sala de aula.
“Este ano, por exemplo, falamos de histórias e memórias visto a comemoração dos 75 anos do Jornal O DIA, que é uma fonte de informações sobre o passado e presente, que ajudam a prospectar o futuro”, disse Ithyara Borges, editora-chefe do Jornal e Portal O DIA.
Conheça os vencedores da 18ª edição do Concurso Jovens Escritores
ENSINO FUNDAMENTAL MENOR (1º ao 2º Ano)
Os estudantes produziram uma ilustração com o tema “Desenhando as histórias da minha cidade”.
- 1º Lugar - Heitor Gabriel Nascimento Rodrigues (07) - Colégio Jesus Rei
“Para o meu desenho, pensei no vovô e na vovó contando histórias para as crianças, então desenhei um idoso sentado embaixo de um pé de manga pensando numa Teresina antiga, no Teatro 4 de Setembro e na igreja. É a primeira vez que ganho e estou muito feliz. Quando eu soube, gritei de alegria e falei para os meus pais e meus avós”, disse.
- 2º Lugar - Laura Beatriz Matos de Almada (06) - Colégio CPI
“No meu desenho coloquei elementos de Teresina, como a Ponte Estaiada e o Teatro 04 de Setembro. Fiz vários desenhos até escolher esse. Minha mãe me ajudou e me deu algumas dicas. Gostei muito de participar e senti muita alegria por ter conseguido”, falou a menina, que tem dois irmãos que também já ganharam o concurso em edições passadas: Osmar Mota (11), em 2022 e 2023, e Danilo Matos (08), em 2024.
- 3º Lugar - Maria Alicia de Almeida Loiola (06) - Colégio Jesus Rei
“Pensei em crianças brincando de bolinha de gude, roda, pipa e pião. O tema foi brincadeira de crianças, por isso escolhi fazer esses desenhos. Essa foi a primeira vez que participei e, quando soube que ganhei, fiquei paralisada. Nem conseguia falar direito”, disse.
ENSINO FUNDAMENTAL MENOR (3º ao 5º Ano)
Os estudantes produziram uma carta com o tema “Cartinhas para o futuro”.
- 1º Lugar - João Pedro Queiroga (10) - Colégio CPI
“Fiz a redação baseada na minha vida e nas coisas que eu gosto e nas ‘Aventuras de Mike’, que fala sobre um menino que compartilha a vida dele com os leitores. Na minha redação, eu pergunto para o meu ‘eu do futuro’ se vou conseguir realizar meus sonhos, como ser jogador de futebol, viajar para a Itália e me formar em engenharia, e também sobre finanças, pois meus pais me ensinam a guardar um pouco pensando no futuro”, disse, que ficou em 3º lugar na edição de 2023.
- 2º Lugar - Sophia Eloah da Silva Pires (10) - Colégio CPI
“Eu me inspirei nas coisas que meus pais falam: como as músicas antigas, as danças, os olhares sinceros. Hoje em dia tem muita tecnologia e as pessoas não conseguem olhar umas para as outras, é tudo por mensagem. Me inspirei em como desejo o mundo no futuro e na minha felicidade: que é ter meus pais, e eu me inspiro muito neles. Achei muito legal e fiquei muito feliz e emocionada [por ganhar]”, falou.
- 3º Lugar - Rafael Santos Galvão (09) - Colégio Propósito
“Sonho em ser presidente desde criança. Eu vejo o Brasil como um país melhor. A política poderia acabar, com a fome, e os pobres não precisam de dinheiro, mas de emprego, para valorizar as vidas deles. Na minha redação, citei que os professores merecem mais respeito, pois nenhuma profissão existiria sem um professor. Todo professor e médico começou como criança, então eu também posso ser presidente. É muito bom ganhar nos Jovens Escritores, pois isso demonstra que fui bem e posso melhorar”, disse.
ESINO FUNDAMENTAL MAIOR (6º ao 9º Ano)
Os estudantes produziram uma narrativa com o tema “A liberdade que mora nas palavras”.
- 1º Lugar - Luna Michelly Area Leão de Lima (14) - IE São José Norte
“Hoje, muitos jovens estão se perdendo por conta das coisas ilícitas. Então, para esse texto, falei da liberdade e do poder do que as pessoas falam, e me inspirei em algo que precisamos hoje em dia: a esperança e a liberdade. Essas palavras criam um movimento em nossas vidas. É a primeira vez que participo e não esperava ganhar. Fiquei surpresa e feliz”, comentou.
- 2º Lugar - Lavínia Silva Miranda (13) - IE São José Norte
“Acredito que a liberdade nas palavras vai muito além da escrita, é sobre o sentimento que se tem quando você expressa o que sente e o que quer falar sobre nas próprias palavras. Procurei um tema que fosse histórico e que tivesse memória, e falei sobre a Ditadura Militar, que fala sobre a opressão. Não achei tão difícil escrever o texto, pois é algo que eu faço, que é escrever e falar sobre o que sinto através das escrita. Fiquei muito feliz. Não esperava ganhar, por ser um concurso do Piauí todo, mas fiquei muito honrada. E o que fica de tudo isso é o sentimento de que sou capaz”, ressaltou.
- 3º Lugar - Ariane Camille dos Santos (15) - Escola Municipal Prof. Walter Alencar
“Tive apoio do meu professor-orientador Orlando, que me deu ideias de como fazer o texto. Pensei em falar da história de uma criança que estava começando a falar agora e precisava aprender as palavras para poder se expressar. E essa criança, depois que aprendeu a se comunicar, passou a ter mais liberdade. É importante ter um bom vocabulário para se expressar melhor. Fiquei muito feliz com o resultado. Sei que dá para melhorar mais meu texto, mas vou me aprimorar para participar no próximo ano de novo”, disse.
ENSINO MÉDIO (1º ao 3º Ano)
Os estudantes produziram uma dissertação argumentativa com o tema “A preservação da memória como ferramenta de fortalecimento da democracia”.
- 1º Lugar - Joaby de Sousa Nunes (17) - CETI Polivalente (Amarante)
“Procurei mostrar como a preservação da memória histórica é fundamental para valorizar a cultura e fortalecer a identidade do povo piauiense. Inspirei-me em conhecimentos adquiridos na escola e em exemplos importantes do nosso estado, como a Serra da Capivara. Ver meu trabalho sendo reconhecido em nível estadual foi muito emocionante. Entre apenas três vagas disponíveis para os alunos do Ensino Médio, em todo o estado, conquistei o 1º lugar no Piauí. Esse resultado torna essa conquista ainda mais especial e reforça minha confiança para continuar me dedicando aos estudos e à produção textual”, disse.
- 2º Lugar - Isabelly Farias de Araújo (15) - IE São Sebastião
“Gosto muito de animes e decidi aplicar isso na minha redação. Como repertório, usei o One Piece, que fala sobre a cultura e o reconhecimento da história de um povo. Não foi desafiador escrever esse texto pois, se você fizer uma boa leitura, você vai conseguir desenvolver o texto. Não espera ganhar, mas é tudo sobre colher frutos. Tive muito incentivo dos professores e da minha família, que sabiam que eu poderia chegar lá”, disse.
- 3º Lugar - Marília Glayds Alves Aguiar (18) - CETI Lucídio Portela
“É com os erros do passado que construímos o futuro. Para construirmos um futuro melhor, precisamos conhecer nosso passado para não cometermos os mesmos erros. Uma democracia não pode florescer sobre a impunidade. Não tive muita dificuldade para construir o texto, pois minha professora explica e ensina muito bem. Nunca tinha ganhado um concurso de redação. Parece surreal. E é muito bom ver que posso evoluir”, disse.
PROFESSOR ORIENTADOR
Os professores-orientadores produziram uma dissertação argumentativa com o tema “Educar para Preservar: formando guardiões da História e da Cultura”.
- 1º Lugar - Francisco da Silva - CETI Elon Machado Moita / Olga Fernandes (Barras)
“É sempre um processo muito cuidadoso, que vai para além de saber produzir um texto, vai do saber direcionar a temática e a discussão. O professor também precisa estudar, ler e se preparar. Produzir o meu texto é desafiador, pois você está ali numa lógica acomodada de só corrigir textos e de produzir junto com os alunos, mas quando é uma produção sua, você percebe que enfrenta as mesmas dificuldades, apesar do seu leque de conhecimento e repertório ser maior”
- 2º Lugar - Antônio Marcos Firmino da Silva - Escola Municipal Francisco Reduzino Fernandes (União)
“Foi levantado alguns questionamentos na sala de aula sobre a própria cidade de União, que é onde eles residem. A partir desse momento, eles puderam pensar, refletir e buscar na memória alguns relatos sobre a cidade. Foi muito gratificante e, de certa forma, provocou nos alunos a curiosidade e a expectativa de discutir o que o pai falou, o que acontecia antigamente. Foi bem animador ver a participação deles durante esse processo”
- 3º Lugar - Eliomar dos Santos - CETI Darcy Ribeiro (Parnaíba)
“Escrever não é apenas colocar palavras no papel. Envolve pesquisa, reflexão e muita reescrita. Ver o amadurecimento do pensamento crítico de cada um deles e a dedicação em encontrar a própria voz na escrita foi o que tornou o processo tão rico. Eu fui apenas um guia. O mérito do esforço é todo deles. E esse prêmio é totalmente dedicado a todos eles”
Premiação
Na edição deste ano do Concurso Jovens Escritores, os três primeiros colocados em cada categoria foram agraciados com os seguintes prêmios: primeiro lugar: um notebook das lojas Noroeste; segundo lugar: um smartphone das lojas Noroeste; e o terceiro lugar: uma bicicleta Houston.
Além disso, as escolas com alunos que conquistaram o 1ª lugar receberão uma placa de honra.