Foi divulgado na tarde desta sexta-feira (1º), o edital do concurso da Polícia Penal do Piauí. Segundo o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), estão sendo ofertadas 400 vagas, sendo 150 para ampla concorrência e 50 para cotas raciais, e outras 200 para cadastro de reserva.
As inscrições terão início no dia 11 de março, exclusivamente através do site da Nucepe. O valor da taxa de inscrição é de R$ 142. Terão direito à isenção pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo; doadores de sangue ou de medula óssea; candidatos que estejam desempregados e aqueles que tenham trabalho como mesário durante as eleições.
Os candidatos devem ter 18 anos ou mais, ser brasileiro ou naturalizado e possuir ensino superior completo em qualquer área de atuação. Clique aqui e confira o edital completo.
Os candidatos aprovados serão contratados para uma jornada de trabalho em tempo integral, totalizando 44 horas semanais, com horários diários e escalas definidas de acordo com as especificidades das funções. Além do salário mensal de R$ 6.496,73, receberão também benefícios correspondentes ao efetivo desempenho no cargo.
LEIA TAMBÉM
Provas e etapas
As provas do concurso da Polícia Penal do Piauí serão aplicadas no dia 28 de abril de 2024. Os candidatos irão realizar uma prova objetiva, que terão 30 questões de conhecimentos básicos e 30 conhecimentos específicos, além de prova dissertativa (redação ).
Os candidatos irão realizar uma prova objetiva, que terão 30 questões de conhecimentos básicos e 30 conhecimentos específicos, além de prova dissertativa (redação ). O processo de seleção consiste em cinco etapas:
- Prova Escrita Objetiva e Dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame de Saúde (Médico e Odontológico), de caráter eliminatório;
- Exame de Aptidão Física, compreendendo testes atléticos específicos para o cargo, de caráter eliminatório;
- Avaliação Psicológica, baseada em critérios científicos e objetivos, sem entrevistas, de caráter eliminatório;
- Investigação Social para averiguar a vida pregressa e atual do candidato, de caráter eliminatório.
Atendimento especial
Os candidatos que precisarem de atendimento especial durante a realização da prova devem solicitá-lo no momento da inscrição. Devem enviar, também, um laudo médico recente que explique a necessidade do atendimento especial, incluindo informações sobre a condição médica e a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID), se aplicável.
Esse pedido está sujeito à avaliação de viabilidade e razoabilidade. As candidatas lactantes podem amamentar seus filhos de até seis meses durante a prova, seguindo algumas diretrizes específicas. Se necessário, solicitações de atendimento especial devem ser feitas até 48 horas antes da prova, acompanhadas da documentação apropriada, por e-mail. Outras situações que exijam ajustes serão analisadas pela comissão.