O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), avaliou que ainda não houve avanços nas discussões sobre uma eventual compensação política ao vice-governador Themistocles Sampaio (MDB), após a decisão do governador Rafael Fonteles (PT) de destinar a vaga de vice, em 2026, a um nome do Partido dos Trabalhadores. A medida retira Themistocles da chapa majoritária governista no próximo pleito.
Em entrevista ao O Dia, Severo explicou que o assunto segue em aberto.
LEIA TAMBÉM
- Themístocles Filho pode sair candidato a deputado no lugar do filho em 2026, diz Marcelo Castro
- Decisão está tomada e MDB busca compensação a Themístocles, diz Marcelo Castro
- Encontro de Rafael Fonteles com MDB termina sem acordo sobre futuro de Themístocles Filho
- Henrique Pires sobre Themístocles fora da vice em 2026: “Aceitar não é estar satisfeito”
- PSD é a favor de Themístocles Filho como vice, diz João Madison
“O nosso vice-governador ainda nem se manifestou publicamente sobre o tema. Eu tive alguns diálogos já com ele sobre isso, mas desde a última conversa que tivemos juntamente com o governador, não tivemos mais um avanço sobre o tema. Mas assim, isso é um diálogo que vai ser construído, está sendo construído, está sendo conversado, então é dar tempo ao tempo para que possam as coisas se acomodar”, argumentou o parlamentar.
Nos bastidores, uma das possibilidades levantadas é o retorno de Themístocles à Alepi, com articulação para assumir novamente a presidência da Casa. O vice-governador comandou o Legislativo estadual por 18 anos e possui mais de duas décadas de atuação parlamentar.
Severo reforçou que a decisão final caberá ao próprio Themístocles Sampaio.
“Vai depender muito da vontade do vice-governador Themístocles. Como eu disse: ele tem outras oportunidades. Ele reúne os requisitos para ser deputado estadual, de vice, deputado federal e senador. Então ele tem essa capacidade de governar para exercer qualquer cargo público no estado do Piauí. Ele já mostrou que tem essa capacidade e vai depender muito da vontade pessoal dele”, afirmou.
Questionado sobre a demora do vice-governador em se pronunciar sobre sua retirada da chapa, o presidente da Alepi destacou o perfil cauteloso do emedebista.
“Ele é sempre muito ponderado, ele gosta de amadurecer as ideias, gosta de pensar bastante, para quando for se pronunciar, se pronunciar de maneira definitiva e sem especulação”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.