Portal O Dia

Com alta de tarifas nos EUA, mel do Piauí estreia no mercado japonês como alternativa de exportação

O Piauí começou a exportar mel pela primeira vez para o Japão, com o envio de 600 kg do produto, distribuídos através da agricultura familiar pela Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi).

Comapi
Dois tonéis de mel de 300 kg cada foram vendidos ao Japão

A cooperativa de agricultores já realiza vendas para os Estados Unidos e Europa. Com a abertura do novo mercado japonês, os produtores piauienses ampliam alternativas em meio às taxações de 50% impostas por Donald Trump aos produtos brasileiros nos Estados Unidos.

A Comapi reúne 295 apicultores cooperados de oito municípios da região de Simplício Mendes. Toda a produção de mel passa pela cooperativa, onde é processada e rotulada para comercialização.

A exportação ao Japão foi articulada pelo Polvo Lab, organização com parceria com o Governo do Piauí voltada para negociações internacionais. A venda teve como destino uma rede de cafés japonesa. A primeira carga chegou em março deste ano em Tóquio e deve ser comercializada no país ainda em agosto.

A cofundadora da Polvo Lab, Gabriella Marques, destacou que, mesmo diante da complexidade em negociar com um país de cultura mais exigente, o projeto marca o início de uma parceria promissora entre o Piauí e o Japão.

“Foi uma primeira exportação e, apesar de todas as dificuldades em lidar com um país com exigências e cultura de negociação tão distintas, conseguimos concretizar esse projeto que já sonhávamos há quatro anos. Esses 600 kg são só o começo. Novas remessas para o Japão e outros mercados já estão no horizonte”, revelou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.