Portal O Dia

Cerca de 113 cidades do Piauí podem ter chuvas intensas nas próximas horas; veja onde

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, nesta terça-feira (06), dois alertas meteorológicos classificados como ‘perigo portencial’. Um deles aponta risco de chuvas intensas em cerca de 113 municípios, enquanto o outro indica baixa umidade relativa do ar em 38 cidades, nas regiões Centro-Norte e Norte do estado. 

Maria Clara Estrêla/O DIA
Cerca de 113 cidades do Piauí podem ter chuvas intensas nas próximas horas; veja onde

De acordo com o Inmet, o alerta de chuvas intensas é classificado como perigo potencial e começou ainda na madrugada, com validade até o fim do dia. A previsão indica volumes que podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos que podem atingir entre 40 e 60 km/h. Apesar de o risco ser considerado baixo, há possibilidade de alagamentos pontuais, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.

As áreas mais afetadas pelo alerta de chuvas intensas abrangem o Sudeste, o Sudoeste e o Centro-Norte piauiense. Entre os municípios incluídos estão Picos, Jaicós e Oeiras, além de dezenas de outras cidades distribuídas pelo estado. 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos detalhou que o cenário meteorológico desta semana é influenciado pela combinação de diferentes sistemas atmosféricos. Esses sistemas favorecem o aumento da umidade e a formação de instabilidades típicas deste período do ano.

 “A Chuva (mm) tendência de formação de instabilidades (precipitação) no Piauí, entre 06 e 12 de janeiro, será condicionada pela atuação combinada de múltiplos sistemas atmosféricos, que favorecem o aporte de umidade e a ocorrência de pancadas convectivas típicas do período, com distribuição espacial irregular e variação diária dos acumulados”, explicou a Semarh.

Ainda conforme a análise técnica, nesta terça-feira as chuvas tendem a se concentrar no centro-sul do estado, com maiores volumes no sudoeste e em municípios próximos à faixa oeste, na divisa com o Maranhão. Nessas áreas, a convergência de umidade costuma favorecer núcleos mais organizados de precipitação, enquanto o sudeste também pode registrar chuvas, porém com menores volumes.

Alerta de baixa umidade

Além do alerta de chuvas intensas, o Inmet publicou um aviso de baixa umidade relativa do ar para 38 municípios do Centro-Norte e do Norte do Piauí. O alerta, também classificado como perigo potencial, começou às 10h e segue até as 21h desta terça.

Segundo o instituto, a umidade pode variar entre 30% e 20%, o que representa baixo risco de incêndios florestais e de problemas à saúde. Mesmo assim, a recomendação é evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia e manter a hidratação adequada, especialmente para crianças e idosos.

Reprodução/ INMET
Cerca de 113 cidades do Piauí podem ter chuvas intensas nas próximas horas; veja onde

Previsão do tempo para Teresina

Em Teresina, a previsão para esta terça-feira indica temperatura mínima de 25°C e máxima de 34°C. A umidade relativa do ar pode variar entre 50% e 90%. Durante a tarde, o céu deve permanecer com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada, acompanhada de ventos fracos a moderados com rajadas. À noite, a nebulosidade continua elevada, com ventos fracos.

Para a quarta-feira (07), a capital deve registrar mínima de 26°C e máxima de 35°C. O dia começa com muitas nuvens e, à tarde, há previsão de pancadas de chuva com trovoadas isoladas. A umidade mínima pode chegar a 40%, mantendo o cenário de atenção tanto para calor quanto para instabilidades.

Confira as cidades piauienses incluídas no alerta de chuvas intensas

Confira as cidades piauienses incluídas no alerta de baixa umidade

Com edição de Nathalia Amaral.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.