O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí, deputado Fábio Novo, afirmou que eventuais casos de infidelidade partidária identificados durante o processo eleitoral de 2026 serão analisados de forma individual e encaminhados à Comissão de Ética da legenda, conforme prevê o estatuto do partido.
“Eu vou discutir caso concreto que chegue nessa executiva, e chegando nessa executiva, nós encaminharemos para o local correto. Onde é o local correto? A nossa comissão de ética”, afirmou o dirigente em entrevista O Dia.
Fábio Novo reforçou que não há liberação para que filiados contrariem as diretrizes políticas estabelecidas pelo partido, ressaltando que a fidelidade partidária é um princípio comum a todas as siglas.
“Claro que não está liberado. Eu não estou discordando. Eu estou seguindo a regra. E eu penso que isso é o normal das coisas. Então, veja só, o que aconteceu com o PP quando nós tivemos alguns deputados que resolveram pensar diferente do PP. O PP expulsou. Eu não estou dizendo aqui que nós vamos fazer caça às bruxas, mas não é normal eu me filiar num partido político e eu não seguir a orientação política desse partido”, destacou.
Segundo o deputado, as orientações do PT estão formalizadas em documento aprovado por unanimidade pela direção estadual e estabelecem as prioridades eleitorais da legenda para 2026.
“A orientação do Partido dos Trabalhadores está no seu documento. Esse documento não foi aprovado pelo Fábio Novo, foi aprovado por essa direção à unanimidade. O que diz esse documento? A nossa prioridade é a reeleição do presidente Lula, a nossa prioridade é a reeleição do governador Rafael Fonteles, das nossas chapas estadual e federal e votar também nos senadores dos partidos da base. Então, é normal que o PT cobre fidelidade dos seus, como é normal o MDB e o PSD, eu falo desses dois partidos aliados, que estão apresentando nomes para o Senado, também cobrarem a fidelidade”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.