A audiência de instrução e julgamento no processo contra a vereadora Tatiana Medeiros (PSB), seu namorado Alandilson Cardoso e mais sete réus, acusados de organização criminosa, corrupção eleitoral, peculato e outros crimes, chegou ao fim nesta sexta-feira (28) após cinco dias de oitivas.
A vereadora, que está presa desde o dia 3 de abril, é apontada como tendo sido eleita utilizando recursos de uma facção criminosa para a compra de votos, supostamente com a participação direta de Alandilson Cardoso. A defesa de ambos negam as acusações e afirmam que não há ligação com o grupo Bonde dos 40.
Durante as audiências, o promotor do Ministério Público do Piauí (MPPI), Mário Normando, relatou que algumas testemunhas de defesa admitiram ter recebido dinheiro em troca de votos para Tatiana Medeiros, enquanto outras disseram ter atuado voluntariamente no Instituto Vamos Juntos, entidade ligada à vereadora.
LEIA TAMBÉM
- Após depoimento, Tatiana Medeiros manda recado e deseja Feliz Natal
- “Estão querendo me pegar para Cristo”, diz namorado de Tatiana Medeiros após depoimento
- Advogado diz que Tatiana “vai falar” em audiência e que silêncio dos réus foi estratégia
- Caso Tatiana: testemunhas confirmam que receberam dinheiro para vender voto, diz promotor
Tatiana não falou com a imprensa em nenhum dos dias, mas enviou uma mensagem por meio da assessoria do TRE-PI, dizendo: “Que Deus abençoe a todos e um feliz Natal”. Já Alandilson afirmou, no último dia, que “estão pegando para Cristo”.
O que acontece agora
Com o fim das audiências, o Ministério Público e a defesa terão cinco dias úteis para solicitar diligências complementares, podendo arrolar novas testemunhas ou acrescentar provas, o prazo começa a contar nesta segunda-feira (1º) e vai até 5 de dezembro.
Após esse período, o processo seguirá para a fase das alegações finais, em que as partes apresentarão seus argumentos derradeiros antes da sentença.
O MPPI informou que não há prazo definido para a decisão final, considerando a complexidade do caso. Com o recesso do Judiciário a partir de 20 de dezembro, a sentença pode ficar para 2026, após o retorno das atividades no dia 7 de janeiro.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.