Portal O Dia

Campus da UFPI é reconhecido pelo IBAMA como área de soltura de animais silvestres

O IBAMA habilitou oficialmente o Campus Professora Cinobelina Elvas, da UFPI, para atuar como Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) no Piauí. Técnicos do Instituto fizeram vistoria entre os dias 01 e 03 de julho na Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia, um órgão complementar do campus, e atestou as condições da fazenda para atuar como uma ASAS.

A Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia tem 351,36 hectares, com sede no município de mesmo nome. Fica localizada às margens da rodovia BR-135 e possui atribuições de ensino, pesquisa e extensão, diretamente subordinada à diretoria do Campus Professora Cinobelina Elvas, da UFPI.

Divulgação/UFPI
Campus da UFPI é reconhecido pelo IBAMA como área de soltura de animais silvestres

Everaldo Moreira, diretor do campus, destacou a contribuição que esse reconhecimento dará para a conservação da fauna local. “A aprovação da Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia pelo IBAMA demonstra que estamos no caminho certo na missão de contribuir com a preservação da biodiversidade da nossa região. A parceria abre novas portas para atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, fortalecendo o papel da UFPI no desenvolvimento sustentável do Sul do Piauí”, afirmou.

A UFPI e o IBAMA já são parceiros desde 2021, quando o chefe da Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia, José Valdenor da Silva Júnior, levou a ideia para o diretor do campus e, juntos, eles apresentaram a proposta formal ao IBAMA para cadastrar a área como área de soltura de animais silvestres.

Divulgação/UFPI
Campus da UFPI é reconhecido pelo IBAMA como área de soltura de animais silvestres

José Valdenor, que é engenheiro agrônomo, relatou que o reconhecimento da fazenda como ASAS é um marco histórico para a UFPI e a conservação da fauna do Sul do Piauí. “É uma oportunidade importante para fortalecer o protagonismo da UFPI na agenda ambiental e científica, integrando ensino, pesquisa e extensão com impactos na conservação da biodiversidade. Isso amplia as possibilidades de fomento e parcerias, viabilizando projetos de infraestrutura como viveiros e centros de reabilitação”, explicou.

Para ele, a parceria com o IBAMA contribui para a formação prática de estudantes e consolida a UFPI como referência em inovação socioambiental, com potencial para servir de modelo para outras instituições.

Divulgação/UFPI
Campus da UFPI é reconhecido pelo IBAMA como área de soltura de animais silvestres

Critérios técnicos e ecológicos

Para reconhecer a Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia como área de soltura de animais silvestres, o IBAMA observou alguns critérios técnicos, ecológicos, legais e constitucionais. Entre eles estão: presença de vegetação nativa em excelente estado de conservação, existência de recursos hídricos como o Rio Gurgueia e lagoas temporárias, diversidade já presente de espécies nativas e distanciamento adequado de centros urbanos.

Também foram observadas as estruturas operacionais. A área total da fazenda é superior a 400 hectares com reserva legal averbada e áreas de preservação permanentes, o território é cercado, possui vigilância 24h e presença contínua de acadêmicos e pesquisadores, e é uma propriedade pública com titularidade institucional consolidada, o que facilita a formalização de projetos e acesso a recursos públicos.

Quanto aos critérios legais, a Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia possui regularização fundiária documentada, está sob gestão direta da UFPI, e se alinha ao projeto do IBAMA com as políticas ambientais federais. O Instituto também identificou que o Hospital Veterinário no campus da UFPI em Bom Jesus tem estrutura e potencial para reabilitação, o envolvimento acadêmico para monitoramento e pesquisa aplicada, e a capacidade de atuação como laboratório vivo de conservação ambiental.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.