Portal O Dia

Câmeras de monitoramento com IA serão instaladas em mais cinco cidades do Piauí

O Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA) será instalado em mais cinco municípios do Piauí. As câmeras de alta resolução com uso de IA vão ser colocadas agora em Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande, Altos e Nazária. A ampliação também vai ser feita em Teresina, onde novas áreas estratégicas vão receber o videomonitoramento.

Divulgação / SSP-PI
Câmeras de monitoramento com IA serão instaladas em mais cinco cidades do Piauí

A ampliação do SPIA demandará um investimento total de R$ 5.066.661. Serão 200 novos pontos de captação de imagens que aumentará a cobertura das forças de segurança em áreas urbanas. A ampliação faz parte da agenda de levar o sistema para o interior do Estado, conforme explica o diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança, delegado Anchieta Nery.

“Já iniciamos o estudo para novas contratações que viabilizem a expansão do SPIA. A meta é levar o sistema ao semiárido e ao sul do Piauí, garantindo cobertura nas principais cidades e regiões de divisa”, disse.

Antero Costa/O Dia
Delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da Polícia Civil

O SPIA utiliza inteligência artificial para fazer o videomonitoramento urbano. O sistema é equipado com câmeras de alta definição que permitem ver em tempo real a movimentação em áreas públicas, auxiliar na prevenção de crimes, na identificação de suspeitos e no apoio a investigações policiais.

As câmeras permitem reconhecimento facial, leitura automática de placas de veículos e zoom de longo alcance que ampliam a capacidade de acompanhamento de ocorrências. Foi por meio do SPIA, por exemplo, que a polícia conseguiu localizar o acusado de matar o vereador de Parnaíba, Thiciano Ribeiro, e a guarda municipal Penélope Brito, no Centro de Teresina.

O crime aconteceu em agosto do ano passado. O suspeito, Fernando de Oliveira Castro, foi identificado pelas câmeras logo após fugir do local do crime e todo o trajeto que ele fez até a casa de parentes no Parque Piauí foi acompanhado em tempo real pela polícia até sua prisão.

O sistema auxilia ainda os órgãos de fiscalização de trânsito para a prevenção de acidentes em Teresina.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.